1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / WEG fecha contrato bilionário com Eletrobras para fabricar 72 turbinas de 4,2 megawatts, incluindo serviços de logística, montagem, comissionamento, operação e manutenção do parque eólico da CGT, no Rio Grande do Sul
Localização RS Tempo de leitura 3 min de leitura

WEG fecha contrato bilionário com Eletrobras para fabricar 72 turbinas de 4,2 megawatts, incluindo serviços de logística, montagem, comissionamento, operação e manutenção do parque eólico da CGT, no Rio Grande do Sul

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 22/02/2022 às 10:39
turbina - WEG - eletrobras - ENGIE - energia eólica - aerogerador - motor - transformador - emprego - nordeste - neoenergia
WEG, uma das maiores fabricantes de turbinas e motores elétricos do mundo

Turbinas fabricadas pela WEG serão instaladas no Parque Eólico Coxilha Negra (RS), totalizando 302,4 megawatts, com início das entregas previsto para 2023.

Parceria bilionária entre a WEG, uma das maiores fabricantes de turbinas e motores elétricos do mundo, e a Eletrosul, subsidiária da Eletrobras. As empresas fecharam negócio para o fornecimento de aerogeradores e serviços em um negócio que ultrapassa R$ 2 bilhões!

Leia também 

De acordo com o comunicado da WEG na última sexta-feira (18/02), o contrato entre as empresas prevê o fornecimento de 72 aerogeradores de 4,2 megawatts (MW), incluindo logística, montagem e comissionamento, além dos serviços de operação e manutenção ao longo da vida útil do projeto.

Segundo a WEG, os aerogeradores serão instalados no Parque Eólico Coxilha Negra, em Sant’Ana do Livramento (RS), totalizando 302,4 megawatts de capacidade instalada, com início das entregas previsto para 2023, estendendo-se até 2024.

De acordo com fato relevante publicado pela Eletrobras, o negócio foi realizado após a aprovação do Conselho de Administração da Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul), controlada pela Eletrobras. 

A maior plataforma FPSO do Brasil, fabricada pela Modec para a Equinor, destinada ao pré-sal da Bacia de Santos, terá 140 motores elétricos

Cerca de 40 motores elétricos de média tensão, com potências chegando a até 13.400 kW, além de 100 motores elétricos de baixa tensão e cinco inversores de frequência de média tensão (três destes com potência nominal de 11.723 kW), serão fornecidos pela multinacional WEG para equipar a maior plataforma de petróleo e gás do Brasil.

A WEG já está fabricando os equipamentos em sua fábrica, localizada em Jaraguá do Sul (SC). Os motores elétricos e os inversores serão fornecidos através de clientes fabricantes de compressores e bombas da Europa e da Ásia, e atuarão no acionamento destes equipamentos no campo de Bacalhau, no pré-sal da Bacia de Santos.

O maior transformador produzido pela WEG deixou a fábrica de SC em abril, rumo ao continente africano

A gigante brasileira WEG construiu, em sua fábrica de Blumenau, em SC, o seu maior transformador. Os equipamentos, com peso de 348 toneladas cada, vão ser incorporados ao sistema elétrico de transmissão de energia no sul do continente africano, proporcionando confiabilidade no fornecimento de energia e contribuindo diretamente para o desenvolvimento da economia local.

A primeira unidade foi embarcada no início de abril deste ano e, a segunda, em maio, antecipadamente aos prazos contratuais acordados, cuja complexa logística de transporte até o destino final é estimada em 60 dias.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos