Com metas estabelecidas para até a próxima década, a Volvo assina contrato a companhia suíça Holcim para o fornecimento de mil caminhões elétricos, sendo esse o feito histórico para ambas as empresas.
A Volvo, renomada fabricante de veículos comerciais, anunciou a assinatura do maior contrato de fornecimento de caminhões elétricos de sua história. Em parceria com a construtora suíça Holcim, a empresa sueca fornecerá um total de 1.000 caminhões elétricos nos próximos sete anos. Esse acordo representa um marco significativo para a Volvo Trucks, cuja meta é transferir até 50% de suas vendas de caminhões para a tração elétrica até o final da década.
Entrega dos primeiros caminhões elétricos e as fábricas da Volvo espalhadas pelo mundo
O primeiro lote, composto por 130 caminhões elétricos Volvo FH e FM, será entregue ao cliente no período entre o quarto trimestre deste ano e o final de 2024.
O custo exato desse contrato não foi divulgado, mas a Holcim, com suas divisões na França, Alemanha, Suíça e Reino Unido, será a primeira a receber esses veículos elétricos da Volvo.
- Dona Fiat evita crise que abala Volkswagen e impacta milhares de empregos com cortes e fechamentos na Europa, revelando estratégias que chocam o setor
- O MENOR CARRO DO BRASIL: Chery iCar, com apenas duas portas e totalmente elétrico, custando R$ 119.990
- Saiba por que a Toyota está construindo um Supra com motor V8, mas você não nunca poderá comprá-lo
- Acabou de vez para a BYD e GWM? Entenda por que até as locadoras estão desistindo dos carros elétricos
Conforme novos lotes forem sendo produzidos, os caminhões serão distribuídos por toda a Europa. O cronograma de entrega dos 870 veículos restantes será definido em conjunto com a Holcim.
A Volvo Trucks já fabrica caminhões elétricos em três locais diferentes: Suécia, França e Estados Unidos.
Além disso, no terceiro trimestre deste ano, uma nova instalação na Bélgica entrará em operação. Todos os caminhões Volvo fornecidos no âmbito do contrato com a Holcim serão veículos elétricos movidos por bateria.
Embora a Volvo Trucks esteja considerando a construção de caminhões com célula de combustível de hidrogênio, é provável que isso seja concretizado em maior escala somente na segunda metade desta década.
Meta ambiciosa da companhia sueca e os benefícios oferecidos pelos veículos elétricos
Com o objetivo de impulsionar a adoção de veículos elétricos, a Volvo Trucks planeja que até 2030, 50% de todas as suas vendas de caminhões sejam de modelos elétricos.
A empresa tem apresentado resultados financeiros promissores, com um aumento significativo nos pedidos de caminhões elétricos nos últimos trimestres.
Esse aumento reflete os esforços das empresas em cumprir metas de emissão zero e contribuir para um futuro mais sustentável.
Os veículos elétricos da Volvo oferecem uma série de benefícios significativos. Além de ajudar a reduzir a pegada de carbono e a poluição do ar, esses veículos proporcionam uma operação mais silenciosa em comparação com os caminhões movidos a diesel.
Eles também oferecem excelente torque e desempenho, contribuindo para uma experiência de condução aprimorada.
Além disso, os caminhões elétricos da Volvo contam com recursos avançados de segurança e tecnologia de ponta, garantindo maior tranquilidade para os motoristas e operadores.