Trem Intercidades entre São Paulo e Sorocaba promete transportar 50 mil passageiros por dia. O projeto depende de audiências públicas em 2025.
Com promessas de revolucionar o transporte ferroviário no estado de São Paulo, um novo projeto de trem pode transformar a rotina de milhares de passageiros.
Mas será que dessa vez o projeto vai sair do papel ou acabará como mais uma promessa?
A ligação ferroviária entre São Paulo e Sorocaba está em fase de planejamento e promete ser um divisor de águas no transporte público, atraindo os olhos de todos que aguardam há anos por um sistema de trens moderno e eficiente.
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Segundo informações da Secretaria de Parcerias e Investimentos, o Trem Intercidades no eixo-oeste entre São Paulo e Sorocaba é o próximo grande projeto de médio percurso a ser licitado no estado.
A expectativa é alta, mas o caminho até a assinatura do contrato ainda é longo.
As audiências públicas estão previstas para o primeiro trimestre de 2025, com o edital sendo lançado apenas no terceiro trimestre e o leilão agendado para o fim do ano, no quarto trimestre de 2025.
Percurso promissor, mas será rápido o suficiente?
O traçado do trem seguirá a malha ferroviária original entre a capital paulista e Sorocaba, em um percurso de 100 km de extensão.
Quatro estações serão instaladas ao longo do trajeto: Água Branca, São Roque e duas na cidade de Sorocaba.
O grande diferencial está no tempo de viagem, estimado em apenas 60 minutos, o que representaria uma redução significativa em relação ao trajeto rodoviário atual.
Hoje, o deslocamento de carro entre São Paulo e Sorocaba leva cerca de 110 minutos, enquanto a viagem de ônibus pode demorar até 130 minutos.
A demanda estimada é ambiciosa: 50 mil passageiros por dia poderão utilizar o novo trem.
Isso colocaria o transporte ferroviário em uma posição de destaque no estado, aliviando o trânsito nas rodovias e oferecendo uma alternativa mais sustentável e eficiente para quem precisa se deslocar entre essas duas importantes cidades.
Investimentos bilionários em jogo
Para que o projeto saia do papel, os investimentos estimados giram em torno de R$ 10 bilhões, que virão por meio de uma parceria público-privada (PPP).
Esse montante será utilizado para a construção das estações, modernização da malha ferroviária e aquisição dos trens, além de toda a estruturação necessária para o funcionamento do sistema.
Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o prazo de concessão do trem será de 30 anos.
O projeto já passou pela análise de pré-viabilidade e está em fase de estruturação, mas é preciso que todos os passos burocráticos sejam seguidos à risca para que os prazos se cumpram.
Se tudo correr bem, a assinatura do contrato ocorrerá em 2026, dando início às obras que prometem mudar a cara do transporte público em São Paulo.
Será que o transporte ferroviário finalmente vai engrenar no Brasil?
O projeto do Trem Intercidades é mais um capítulo na longa história das tentativas de revitalização do transporte ferroviário no Brasil.
O país, que já foi referência em transporte de trens, hoje luta para recuperar essa infraestrutura tão necessária.
A volta dos trens de passageiros é vista como uma solução para desafogar o trânsito nas grandes cidades, reduzir a emissão de gases poluentes e oferecer um meio de transporte mais eficiente e econômico para a população.
No entanto, a dúvida que paira sobre muitos especialistas é se o projeto realmente sairá do papel e se o Brasil está pronto para dar esse salto.
Embora os planos sejam grandiosos, o país tem um histórico de projetos de infraestrutura que enfrentam inúmeros obstáculos, como falta de verba, entraves políticos e mudanças de governo.
O futuro do transporte ferroviário
Com uma proposta ambiciosa e a promessa de revolucionar o transporte público em São Paulo, o Trem Intercidades pode ser o primeiro passo para que o Brasil volte a investir no transporte ferroviário de passageiros.
Será que esse projeto conseguirá superar os desafios e se tornar uma realidade? Se tudo correr conforme o planejado, 2026 marcará o início das obras, mas até lá, muitos desafios ainda precisam ser superados.
O que você acha? O Trem Intercidades finalmente sairá do papel ou enfrentará os mesmos problemas que outros projetos ferroviários no Brasil? Deixe seu comentário abaixo e participe dessa discussão!