A Volkswagen já lançou diversos caminhões de sucesso no Brasil, como as séries 2000 e Meteor. No entanto, a série Constellation, lançada em 2005, é a mais relevante, trazendo modelos como 17.280, 32.360 e 25.460. Mas nem tudo são flores. Um modelo específico, o Constellation 25.370, lançado em 2007, manchou a reputação da série.
O Constellation 25.370 foi um dos primeiros caminhões da Volkswagen aptos a tracionar um bitrem, equipado com um motor NGD 370 desenvolvido em parceria com MWM e International. Com seis cilindros em linha, turbo e intercooler, o motor oferecia 367 cavalos de potência e 63,3 kgf.m de torque. No entanto, esse motor apresentou problemas graves e recorrentes, como superaquecimento, que surgiam antes mesmo dos 200 mil km rodados.
O motor NGD 370 sofria com superaquecimento, um problema que a Volkswagen e os fabricantes não conseguiram resolver na época e que até hoje não tem uma explicação definitiva. Acredita-se que a escolha do sistema EGR (Recirculação de Gases de Escape) tenha contribuído para os problemas, pois o sistema recirculava gases não totalmente filtrados com enxofre, que se transformava em ácido sulfúrico corrosivo, causando danos ao motor.
Os problemas do Constellation 25.370 fizeram com que seus donos gastassem muito com manutenção, perdendo lucro e produtividade
Além disso, o caminhão desvalorizou rapidamente, tornando sua revenda extremamente difícil. A Volkswagen afirmou que o motor NGD 370 foi testado em mais de 3,5 milhões de quilômetros, mas muitos acreditam que esses testes foram feitos principalmente no modelo 19.370, que teve menos problemas.
- DPVAT acabou, mas SPVAT 2025 chega ainda pior
- Novo carro popular de R$ 60 MIL faz sucesso, passa Onix, C3, HB20 e outros para se tornar o 0 km MAIS BARATO do Brasil
- Multa vai rolar solta? Radar de velocidade média começa a ser instalado em diferentes locais do Brasil
- Nova Lei faz com que gesto obsceno no trânsito renda multa pesado e perda de pontos na CNH
Apesar dos problemas mecânicos, o Constellation 25.370 oferecia uma cabine confortável e recursos tecnológicos interessantes, como o freio motor dual Power Brake (DPB) e o dispositivo de levantamento parcial do eixo traseiro (ETD), que ajudava na tração. Visualmente, era um caminhão bonito e fazia parte de uma linha importante.
Responder se o Constellation 25.370 é o pior caminhão da Volkswagen é complicado. Em termos de desempenho, pode não ser justo compará-lo com modelos de gerações anteriores. No entanto, devido aos grandes prejuízos causados aos proprietários e à mancha no legado da série Constellation, muitos acreditam que sim, ele foi o pior caminhão da Volkswagen no Brasil.