Pensando na redução de CO2 na indústria automotiva, a Volkswagen fechou uma parceria com o BNDES para a utilização da energia renovável no setor. Além disso, a marca alemã se prepara para lançar novos modelos – zero emissão – no mercado nacional
Em mais uma iniciativa voltada para o processo de descarbonização da indústria automotiva, a Volkswagen do Brasil, anunciou a assinatura de um protocolo de intenções com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde está previsto o apoio financeiro para pesquisas sobres soluções tecnológicas sustentáveis com base na utilização de energia renovável.
Leia também
Acordo entre Volkswagen e BNDES promete fomentar novos investimentos em biocombustíveis
A assinatura se trata de um acordo que conta com esforços conjuntos para o fortalecimento do apoio à inovação, exportação e inserção internacional, desenvolvimento da cadeia de produção, assim como o aperfeiçoamento de instrumentos financeiros.
De acordo com Pablo Di Si, CEO e presidente da Volkswagen na América Latina, este é mais um acordo relevante em energia renovável para a Volkswagen do Brasil e que está de acordo com a estratégia global Way To Zero, rumo a uma indústria automotiva neutra de carbono. O acordo com o BNDES proporcionará benefícios ambientais, econômicos, e sociais, incentivando a pesquisa e a criação de uma tecnologia brasileira, tornando as empresas aptas a compartilhar tal conhecimento futuramente.
- Quilometragem Adulterada? Veja como descobrir fácil e evitar golpes
- Adeus Toyota Yaris Cross? Novo SUV Chery iCAR 03 faz 60 km por litro e chega ao mercado automotivo por R$ 118 mil
- Como avaliar motor de carro usado — antes da compra
- R$ 2.000 por uma CNH? Projeto de Lei propõe uso de carro particular em exame de direção e divide opiniões
Pablo destaca que a Volkswagen terá todo o subsídio técnico para avançar em seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento em biocombustíveis como, por exemplo, o etanol. Além disso, o BNDES será um aliado essencial para ajudar a empresa da indústria automotiva a construir uma agenda positiva com os órgãos do governo.
Novos empregos na indústria automotiva
No comunicado, a Volkswagen destacou que o complexo automotivo nacional gera empregos a cerca de 1,3 milhão de pessoas, com salários acima da média nacional. Ao incorporar novas tecnologias de energia renovável para a indústria automotiva, o parque produtivo brasileiro tem a missão de manter sua competitividade internacional e sua relevância.
Os eixos do acordo discutem a missão de longo prazo do BNDES no quesito de apoio à inovação e às pequenas e médias empresas, principalmente da cadeia produtiva do setor e também promoção de desenvolvimento sustentável. De acordo com o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha, a descarbonização veicular, principalmente pela bioeletrificação, compõe a agenda ASG do Banco, que foca na neutralidade de emissões do país.
A parceria entre a Volkswagen e o BNDES almeja conseguir oportunidades de criação de tecnologia local, geração de emprego qualificado e sustentável, fortalecimento e modernização da cadeia produtiva, e também uma inserção global no mercado de forma competitiva.
Volkswagen trabalha para um futuro sustentável dentro do setor automotivo
Além desta nova parceria com o BNDES, a marca alemã também atua em diversas frentes com foco na energia renovável. Se tratando diretamente da mobilidade elétrica, a Volkswagen anunciou uma parceria com a Shell para a criação de uma rede de carregamento para carros elétricos no país.
Além disso, a marca se prepara para lançar os elétricos ID.3 e ID.4 no Brasil. Estes serão os primeiros carros neutros em emissões da marca no país, sendo que o SUV elétrico está sendo apresentado no São Paulo Boat Show, evento que ocorre até o dia 9 de novembro.