Menu
Início VLI Logística desenvolve solução sustentável capaz de reduzir gastos com combustível no modal ferroviário

VLI Logística desenvolve solução sustentável capaz de reduzir gastos com combustível no modal ferroviário

7 de fevereiro de 2022 às 11:16
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
VLI - VLI logística - modal ferroviário - combustível -
Terminal da VLI (Foto: vli grãos)

VLI Logística evita a emissão de mais de 3,57 mil toneladas de CO2 com sua ferramenta Fuelytics que, só no último ano, evitou o uso de 1,2 milhão de litros de combustível no modal ferroviário

A VLI Logística, empresa focada na criação de soluções logísticas, que integra ferrovias, terminais e portos, está avançando com sua estratégia de desenvolvimento de tecnologias inovadoras que geram atividades mais sustentáveis e eficientes. A companhia registrou, ao longo do último ano, uma economia de mais de 1,2 milhão de litros de combustível no modal ferroviário com o uso de sua ferramenta, chamada de Fuelytics, que oferta uma redução no consumo de combustível a partir da priorização de ações operacionais indicadas por modelagem matemática.

Leia também

Ferramenta da VLI Logística reduziu a emissão de 3,57 mil toneladas de CO2

Ao evitar a queima de combustível, foi possível gerar uma redução de 3,57 mil toneladas de CO2 emitidos na atmosfera. A ferramenta focada no modal ferroviário da empresa atende aos corredores logísticos da Ferrovia Norte-Sul e Centro Atlântica, administrados pela VLI Logística.

De acordo com Loïc Hamon, gerente geral de Digital & Inovação da empresa, a ferramenta compõe três pilares essenciais para as atividades da empresa, que são a eficiência, a sustentabilidade e a inovação. O conceito de transformação da logística proposto pela empresa está enraizado nesses fundamentos e nesta ferramenta.

Fuelytics contribui com a missão ESG da empresa

O Fuelytics está ligado à estratégia da agenda ESG da empresa, que tem como objetivo a redução de 15% na emissão de gases poluentes até o início da próxima década. O transporte de cargas através do modal ferroviário já conta com um forte caráter sustentável, tendo em vista que as emissões em relação a ele são menores que as do modal rodoviário.

Segundo a Coordenação de Estudos sobre Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o uso de combustível do trem é o equivalente a apenas 30% do gasto do caminhão por quilômetro a cada tonelada transportada.

A ferramenta, criada e gerida pelo setor de engenharia da VLI Logística, ainda está em fase de aprimoramento, onde as melhorias visam permitir uma melhor gestão e acompanhamento dos resultados, automatizar os cálculos e também centralizar as informações de forma que a usabilidade e a autonomia dos usuários sejam facilitadas.

Conheça o Fuelytics

Desenvolvido com o intuito de aprimorar a gestão da eficiência energética, através de uma análise que pode gerar respostas mais assertivas e rápidas em relação aos indicadores de consumo, a ferramenta começou a “engatinhar” em 2019, quando teve que participar do programa de inovação da empresa, o Inova VLI. Um ano depois, a ferramenta foi aceita em testes de viabilidade e, aprovada, começou a ser utilizada no modal ferroviário da empresa.

Na prática, com o auxílio de informações operacionais, como as de computadores presentes nas locomotivas, através da modelagem matemática, há a possiblidade de se conseguir correlações estatísticas e encontrar as variáveis com o maior potencial para reduzir o uso de combustível, ofertando dados que tornem a viabilidade de ganho uma prioridade.

A ferramenta também possibilita o direcionamento de investimentos, além de outras variáveis consideradas na equação, como a forma de condução do trem e o trecho que foi percorrido, além de outros componentes que impactam no consumo e performance.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar