1. Início
  2. / Indústria
  3. / Venda bilionária de siderúrgica para a ArcelorMittal é aprovada pelo CADE
Tempo de leitura 2 min de leitura

Venda bilionária de siderúrgica para a ArcelorMittal é aprovada pelo CADE

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/01/2023 às 08:09
Aço, siderúrgica, ArcelorMittal
Foto: Reprodução cspecem

A venda da Companhia Siderúrgica do Pecém foi avaliada em US$ 2,2 bilhões e foi anunciada quarta-feira, 11

O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), através de sua Superintendência Geral, aprovou a venda da Companhia Siderúrgica do Pecém para a ArcelorMittal, por aproximadamente US$ 2,2 bilhões. O anúncio foi dado quarta-feira, 11.

No documento divulgado, consta que os componentes relacionados com as importações e com o mercado de placas de aço do Brasil afastam a possibilidade de um mau negócio por parte da ArcelorMittal.

Além disso, o CADE ainda pontua que, por mais que existam siderúrgicas como CSN e Gerdau, além de outras empresas do setor de aço, as placas do metal são produtos que apresentam características que não impedem sua substituição por outros de fornecedores distintos da ArcelorMittal.

Início das operações

De acordo com a ArcelorMittal, andando junto com a legislação, vai iniciar agora um prazo estabelecido de 15 dias, tempo no qual pode ocorrer uma “desistência” da venda da siderúrgica. Até o final do prazo, ambas as siderúrgicas continuarão sua produção independente.

Caso a ArcelorMittal desista da compra da siderúrgica no prazo de 15 dias, a operação continuará até o final e será concluída após a assinatura dos documentos. Se houver alguma revisão proposta, as empresas continuarão operando de maneira independente até a decisão final pelo órgão.

SOBRE A ARCELORMITTAL

A ArcelorMittal é uma gigante mundial da siderurgia, com clientes em 160 países e mais de 190 mil funcionários.

Está listada nas Bolsas de Valores de Nova Iorque, Amsterdam, Paris, Luxemburgo, Barcelona, Bilbao, Madrid e Valencia.

No Brasil, atua na produção de aços e dispõe de capacidade instalada de 12,5 milhões de toneladas anuais, com indústrias em seis estados e 16 mil empregados.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos