1. Início
  2. / Indústria
  3. / Vale na mira da General Motors: fabricante entra na fila para adquirir ativos da mineradora e assim produzir baterias para seus veículos elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Vale na mira da General Motors: fabricante entra na fila para adquirir ativos da mineradora e assim produzir baterias para seus veículos elétricos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 11/02/2023 às 10:16
Atualizado em 18/03/2023 às 16:45
Mineradora - Vale - General Motors - bateria
Foto: Reprodução www.dw.com
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O interesse principal da General Motors com a compra dos ativos da Vale é ter acesso aos materiais essenciais para a produção de baterias para suas motos elétricas

Os ativos da mineradora Vale estão concorridos neste início de ano. De acordo com o site O Globo, a General Motors está na fila de participações na unidade de metais básicos da Vale, isso porque a empresa deseja ter livre acesso aos materiais essenciais para produzir baterias para suas motos e carros elétricos.

Segundo o Globo, a General Motors, sediada em Detroit (EUA), deu mais um passo em direção a aquisição da parte na Vale, indo para a próxima rodada de ofertas pela parte na mineradora. O acordo está estimado em US$ 2 bilhões.

Junto com a empresa, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita e a Mitsui e Co estavam pretendendo apresentar ofertas pela parte nas operações da mineradora Vale de níquel e cobre. Contudo, as decisões ainda estão em análise e a mineradora ainda não possui uma decisão final.

Mineradora Vale separa ativos para venda desde o ano passado

De acordo com O Globo, a venda de ativos de metais básicos da mineradora Vale está sendo negociada desde o ano passado pela administração. Com isso a mineradora espera revelar o seu novo parceiro de negócios ainda no primeiro semestre de 2023.

O momento da decisão da mineradora Vale acontece diante de um cenário onde os combustíveis fósseis estão sendo “deixados de lado” e a demanda por materiais essenciais para produção de baterias de lítio está muito em alta por conta dos veículos elétricos.

Com essa demanda gigante diante do mercado de motos elétricas e carros elétricos, montadoras de veículos têm buscado cada vez mais garantir o seu fornecimento de níquel e cobre para fabricar as baterias necessárias para fabricarem os seus veículos.

A mineradora Vale já fornece níquel diretamente para a produção das baterias dos veículos elétricos da Tesla. Recentemente, em 2022, chegou a vez da General Motors fechar acordo com a Vale, para adquirir suprimentos do metal e também fabricar suas baterias.

Acordos já firmados com a General Motors

Apesar de a General Motors estar de olho em uma parcela dos ativos da Vale nessa nova compra para produzir baterias para seus carros e motos elétricos, a empresa já fechou um acordo com a empresa, de aproximadamente US$ 650 milhões com a Lithium Americas, para o desenvolvimento do maior depósito de lítio dos Estados Unidos, em Nevada.

Esse grande acordo garante à General Motors um acesso exclusivo na primeira fase de produção com o início em 2026 e o fornecimento de até 1 milhão de veículos elétricos por ano.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos