Função ignorada por 90% dos motoristas pode otimizar o resfriamento e reduzir o consumo do seu veículo.
Muitos motoristas observam o botão com o desenho de um carro e uma seta curva, mas poucos sabem seu real poder. Este controle, o botão de recirculação, é uma ferramenta simples e eficaz. Usá-lo corretamente pode gelar o interior do veículo muito mais rápido. Além disso, ele é um aliado para economizar combustível. Descubra como transformar essa função esquecida em uma vantagem para seu conforto e seu bolso.
O que é e como funciona a recirculação de ar?
Este componente fundamental do painel é o controle de recirculação de ar, identificado pelo ícone de um carro com uma seta circular em seu interior. Sua função é direta: ao ser ativado, o sistema de climatização para de puxar ar de fora e passa a usar apenas o ar que já está dentro da cabine. Essa ação transforma o interior do veículo em um ambiente temporariamente isolado, contrastando com o modo padrão, que puxa ar externo continuamente para ser resfriado. Ao criar um ciclo fechado, o sistema ganha um controle mais rápido e eficiente da temperatura interna.
A ciência para vencer o calor mais rápido e a economizar combustível
A capacidade de gelar o carro rapidamente em dias quentes é a principal vantagem da recirculação. Em um veículo que ficou sob o sol, tanto o ar interno quanto o externo estão quentes. Se o ar-condicionado precisa lutar constantemente contra o ar quente que entra, o esforço é muito maior. Ao ativar a recirculação, o sistema ganha uma vantagem, pois passa a resfriar um volume de ar que já está se tornando progressivamente mais frio.
-
Menina de 10 anos em Manaus criou uma boia de isopor com sensor para detectar lixo em igarapés, virou única representante da América Latina em desafio internacional em Londres e transformou a poluição que via perto de casa em invenção sustentável
-
Não foi queda nem abandono, esse avião aposentado saiu do aeroporto em partes, atravessou a Costa Rica em caminhões e acabou virando uma suíte nas alturas com diárias que passam de R$ 2 mil
-
Ela se desesperou ao ver a filha cair do berço; anos depois, transformou a experiência em uma fábrica de R$ 9 milhões por ano
-
Aos 75 anos, João José de Carvalho, conhecido como seu Janjão, foi aprovado pela segunda vez pelo Sisu após enfrentar distância, limitações físicas e anos longe da escola, para realizar o sonho de cursar Ciências Biológicas na UFPI
Para um resultado ideal, a dica é simples: primeiro, abra as janelas por um minuto para que a massa de ar superaquecida saia. Em seguida, feche-as, ligue o ar-condicionado na temperatura mais fria e acione o botão de recirculação. Esse método acelera drasticamente o resfriamento e reduz o tempo que o compressor precisa operar em potência máxima.
Economizar combustível e a vantagem no bolso
O sistema de ar-condicionado não funciona de graça; ele é alimentado pelo motor através do compressor. Um trabalho intenso do compressor impõe uma carga maior ao motor, resultando em maior consumo de combustível. É aqui que a recirculação ajuda a economizar combustível. Ao facilitar um resfriamento mais rápido, ela reduz a intensidade e o tempo de trabalho do compressor. Menos esforço para o compressor significa uma carga menor sobre o motor e, consequentemente, uma economia real, especialmente em dias muito quentes ou no trânsito da cidade.
Uso inteligente: o equilíbrio entre conforto e segurança
O segredo para usar a recirculação está no equilíbrio. Ela é uma excelente aliada para economizar combustível e conforto em situações específicas, como ao passar por túneis, áreas com muita poeira ou para evitar odores e a fumaça de outros veículos no trânsito. Nesses casos, ela funciona como um escudo, isolando a cabine.
No entanto, o uso prolongado é desaconselhado. Com o tempo, o dióxido de carbono (CO2) proveniente da respiração dos ocupantes se acumula, o que pode causar sonolência, dores de cabeça e perda de concentração, um risco sério para a direção. Por isso, uma boa prática é limitar seu uso a períodos de 5 a 10 minutos. Após a cabine atingir uma temperatura agradável, ou em viagens longas, o ideal é desativar a recirculação e permitir a entrada de ar fresco, garantindo a renovação do oxigênio.
Outro ponto de atenção é o embaçamento dos vidros. A umidade da nossa respiração fica presa na cabine e condensa nos vidros, principalmente em dias frios ou chuvosos. Por isso, a recirculação não é a melhor escolha para desembaçar. A forma mais eficaz é justamente o oposto: desligar a recirculação e ligar o ar-condicionado, direcionando o fluxo de ar fresco para o para-brisa. O ar-condicionado age como um desumidificador, removendo a umidade e limpando os vidros rapidamente.

Tudo bem, que ativar a recirculacão pode resfriar mais rápido
Entretanto quaisquer ação que se faça nos controles não interfere na potência ou regulagem do compressor.
Ao ligar o ar condicionado o compressor ja trabalha em sua potência máxima, o único controle que se possa fazer e da velocidade do ventilador. Por tanto não existe ainda um sistema de controlar a potência do compressor.
Ligou, o consumo de potência é único, não contribuindo para economizar combustível.
Olá, Lourival!
Não são todos os sistemas que funcionam da forma que você explicou. Geralmente os sistemas mais antigos, e alguns pouquíssimos atuais não possuem este controle de eficiência com a diminuição da temperatura interna do veículo. Os veículos atualmente possuem compressores com sensores e atuadores que aumentam ou diminuem a eficiência e potência do compressor de acordo com a temperatura interna, temperatura externa e radiação solar. Nos modelos mais tops, existem até uma válvula eletrônica que faz esta função. Digo tudo isto, pois sou profissional da área de refrigeração veicular há mais de 33 anos. O seu comentário foi bem pertinente, mas a matéria está correta em suas explicações.