1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Uno por R$ 270 mil, Gol por R$ 280 mil e Corsa por R$ 170 mil! Real chega a 30 anos; veja quanto custavam os carros no lançamento da moeda e quais seriam os preços atuais
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Uno por R$ 270 mil, Gol por R$ 280 mil e Corsa por R$ 170 mil! Real chega a 30 anos; veja quanto custavam os carros no lançamento da moeda e quais seriam os preços atuais

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 03/07/2024 às 12:55
Trinta anos após o Plano Real, veja como a inflação impactou os preços de carros populares como Uno, Gol e Corsa. A transformação é surpreendente! (Imagem: reprodução)
Trinta anos após o Plano Real, veja como a inflação impactou os preços de carros populares como Uno, Gol e Corsa. A transformação é surpreendente! (Imagem: reprodução)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Você não vai acreditar nos preços de Uno, Gol e Corsa em 2024! Trinta anos após o Plano Real, os valores desses carros populares dispararam. Descubra quanto eles custariam hoje e veja como a inflação transformou o mercado automotivo brasileiro. Prepare-se para uma surpresa chocante!

Quando o Plano Real foi implementado em 1º de julho de 1994, ninguém poderia prever o impacto que a nova moeda teria no Brasil ao longo dos anos.

Essa medida visava estabilizar uma economia dilacerada pela hiperinflação e, de fato, trouxe grandes mudanças. Trinta anos depois, o real ainda está forte, mas os preços, especialmente dos carros, passaram por uma transformação impressionante.

Segundo a calculadora do Banco Central (BC), a inflação acumulada desde então é de assustadores 708%. Mas o que isso significa na prática? Se R$ 1 em 1994 equivale a R$ 8,08 hoje, quanto custariam alguns dos carros mais populares daquela época em 2024?

Nesta matéria do Click Petróleo e Gás, apresentamos informações tiradas de um levantamento feito pelo site Autoesporte. Com base no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), mostramos quanto custariam hoje alguns dos carros mais populares de 1994. Vamos aos números?

Volkswagen Gol: a partir de R$ 89.258

O Volkswagen Gol, o carro mais vendido da história do Brasil, era oferecido em sete versões, com preços que iam de R$ 7.243 a R$ 23.117.

Atualizados pela inflação, esses valores seriam hoje de R$ 89.258 para a versão de entrada e R$ 284.877 para a GTI, versão topo de linha. Para comparar, é possível comprar um Citroën C3 Feel por R$ 86.390 ou um BYD Seal por R$ 296.800.

Fiat Uno: a partir de R$ 85.683

O icônico Fiat Uno, um dos carros mais vendidos no Brasil, era oferecido em oito versões, com preços que iam de R$ 7.254 a R$ 22.492.

Corrigidos pela inflação, esses valores correspondem hoje a R$ 85.683 para a versão de entrada e R$ 277.175 para a versão topo de linha, quase o preço de um Audi A3 de entrada.

Chevrolet Corsa: a partir de R$ 90.576

O Chevrolet Corsa, extremamente popular em 1994, tinha seu preço inicial em R$ 7.350 e chegava a R$ 11.950 na versão GLI.

Atualizando esses valores, temos R$ 90.576 para a versão Wind e R$ 147.263 para a GLI. Atualmente, o carro mais barato do Brasil, o Fiat Mobi, custa R$ 72.990.

Chevrolet Monza: a partir de R$ 205.824

O Chevrolet Monza, outro clássico brasileiro, variava de R$ 16.702 a R$ 19.900 em 1994. Hoje, esses valores se traduziriam em R$ 205.824 e R$ 245.387, respectivamente. Para efeito de comparação, o preço de um Toyota Corolla topo de linha está nessa faixa atualmente.

Ford Escort: a partir de R$ 135.704

Em 1994, o Ford Escort era vendido em 11 versões diferentes, com motores que variavam de 1.6 a 2.0. Os preços começavam em R$ 11.012 e chegavam a R$ 36.683.

Atualizando esses valores com base no IGP-M, o Escort hoje custaria entre R$ 135.704 e R$ 452.055. Para comparação, um Hyundai Creta, um dos SUVs mais populares atualmente, parte desse valor.

Comparação de Preços em 1994 e 2024

Em 1994, os carros não eram obrigados a sair de fábrica com itens de segurança como airbags, freios ABS e controles de tração e estabilidade. Nem ar-condicionado, vidros elétricos e direção assistida eram comuns em modelos de entrada.

Hoje, esses itens são praticamente padrão em todos os veículos novos. Aqui está uma comparação dos preços dos carros em 1994 e seus valores corrigidos para 2024 levando consideração o real:

ModeloPreço 1994Preço corrigido 2024
Ford EscortR$ 11.012R$ 135.704
Fiat UnoR$ 7.254R$ 85.683
Chevrolet CorsaR$ 7.350R$ 90.576
Chevrolet MonzaR$ 16.702R$ 205.824
Volkswagen GolR$ 7.243R$ 89.258
Ford VeronaR$ 17.228R$ 212.309
Fiat TempraR$ 22.250R$ 274.193
Chevrolet KadettR$ 15.520R$ 191.257
Chevrolet OmegaR$ 26.712R$ 329.180
Volkswagen FuscaR$ 7.243R$ 89.258
Volkswagen VoyageR$ 11.402R$ 140.510
Volkswagen SaveiroR$ 10.065R$ 124.034
Fonte: Autoesporte e Museu da Imprensa Automotiva (Miau)

Olhando para esses números, é impressionante ver como a economia brasileira mudou nas últimas três décadas.

Se por um lado a estabilização da moeda trouxe previsibilidade e controle da inflação, por outro, os preços dos veículos subiram consideravelmente, refletindo tanto a evolução tecnológica quanto as novas exigências de segurança e conforto.

Você se lembra dos preços dos carros em 1994? Qual modelo você gostaria de ter comprado naquela época e por quê? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x