A fim de ampliar o número de estudantes internacionais, a Universidade de Laurentian, no Canadá, resolveu congelar o valor das tarifas cobradas a eles
A Universidade de Laurentian, no Canadá, está buscando ampliar o número de estudantes internacionais na instituição, mediante o congelamento do valor das tarifas cobradas a eles. Conforme informações divulgadas pelo Exame, a iniciativa é motivada pela queda de alunos estrangeiros na universidade: entre 2020 e 2021, a redução foi de 5,7%.
Michel Piché, vice-presidente de finanças da entidade, explica que, neste momento, não há a intenção de aumentar as taxas internacionais, uma vez que o seu intuito é ajudar a envolver os estudantes internacionais a irem para a Universidade de Laurentian.
Sendo assim, a expectativa da universidade, com a modificação da política de preços, é competir com outras instituições da região que cobram taxas maiores para alunos estrangeiros. Na Universidade de Ottawa, por exemplo, que é uma das melhores do Canadá, o volume de estudantes internacionais é superior a 19%. Na Laurentian, por outro lado, o percentual é de apenas 8,6%.
- Quer um aumento de salário? Curso EAD e 100% gratuito de Harvard, universidade mais famosa do mundo, ensina como você pode desenvolver estratégias eficazes de negociação salarial
- Escola Firjan Sesi abre mais de 2 mil vagas gratuitas para Ensino Médio com curso técnico gratuito; Oportunidades em em administração, mecânica, informática e logística
- O Senai oferece cursos gratuitos de elétrica, mecânica, soldagem e panificação em 29 cidades: Inscreva-se e impulsione sua carreira!
- Fundação Bradesco liberou novos cursos online (EAD) e com certificado gratuito para quem sonha turbinar o currículo sem sair de casa e sem gastar R$ 1
A alteração da política de preços ocorre depois que o governo da província de Ontário, onde fica localizada a instituição, congelou, pelo terceiro ano consecutivo, a taxa cobrada aos estudantes domésticos. Segundo Piché, a universidade espera que, no ano letivo 2022-2023, os alunos internacionais compreendam cerca de 22% da receita da entidade.
Sobre a cobrança das tarifas no Canadá
No Canadá, o valor a ser pago nas universidades difere para estudantes internacionais e nacionais. Esta política é também aplicada no Reino Unido e em outras partes do mundo. Apesar de mais comum em universidades públicas, como a Universidade de Laurentian, ela também existe em escolas particulares, a exemplo da Vancouver Film School.
Cada província do Canadá pode estabelecer um preço limite a ser cobrado dos alunos locais. Aqueles vindos de outra província ou de fora do país devem pagar valores diferenciados, determinados pelas próprias universidades.
Segundo dados obtidos pela Aliança de Alunos de Graduação de Ontário, o preço médio pago por alunos canadenses, na província, é de CAD$ 7.938. O valor desembolsado por estudantes estrangeiros, por sua vez, é de, em média, CAD$ 42.185.
No entanto, os valores médios pagos na Universidade Laurentian são muito inferiores em relação aos praticados no restante da província. Na maioria dos cursos de graduação na instituição, os alunos estrangeiros pagam tarifas de CAD$ 27.726,70. Os estudantes de Ontário, por outro lado, pagam CAD$ 7.011,00, enquanto os alunos do restante do Canadá pagam CAD$ 7.346,70. Nota-se, assim, que o valor pago por estudantes internacionais é quase 4 vezes maior que o cobrado dos alunos domésticos.
Outros benefícios oferecidos a estudantes internacionais
Um estudo realizado pela Higher Education Strategy Associates (HESA) demonstra que cerca de 7 bilhões de dólares canadenses chegam às universidades do país graças aos seus alunos internacionais. Os estudantes, entretanto, podem ser isentos do pagamento dessas tarifas.
Isso porque, em universidades internacionais, é usual que os indivíduos com alto desempenho acadêmico tenham direito a bolsas de estudo, sejam elas disponibilizadas pelo governo, por empresas ou até mesmo pela própria universidade.
Sob esse viés, a Universidade Laurentian oferece a International Excellence Scholarships para os alunos internacionais, a qual garante valores de até 60 mil dólares para estudantes com alto desempenho. Ademais, a universidade busca também o apoio de governos internacionais, que podem pagar as tarifas dos universitários.
No Brasil, por exemplo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pode cobrir todos os custos gerados por estudantes que fazem parte de seu doutorado fora do país.
Sobre a Universidade Laurentian
Fundada em 1960, a Universidade de Laurentian é uma instituição bilíngue localizada no município de Sudbury, na província de Ontário. Hoje, a universidade oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado em múltiplas áreas do conhecimento.
Ademais, a entidade representa uma ótima chance para aqueles que desejam trabalhar no Canadá, haja vista que, de acordo com dados da própria instituição, uma média de 95,5% de seus alunos conseguem emprego seis meses após a sua formatura.