Início Reino Unido oferece 50 MIL bolsas de estudo para alunos brasileiros; os aprovados terão tudo pago pelo governo britânico

Reino Unido oferece 50 MIL bolsas de estudo para alunos brasileiros; os aprovados terão tudo pago pelo governo britânico

4 de agosto de 2022 às 12:32
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Reino Unido oferece bolsas de estudo para alunos brasileiros; os aprovados terão tudo pago pelo governo britânico
Foto: Freepik/Elizer

O Reino Unido está com milhares de bolsas de estudo para alunos brasileiros até o mês de novembro. Os aprovados terão todas as despesas pagas pelo governo britânico.

O Reino Unido está disponibilizando diversas bolsas de estudo a partir desta terça-feira (2) bolsas de mestrado para alunos de 160 países, inclusive para o Brasil. Além das bolsas de estudo, os aprovados terão passagens aéreas e taxas universitárias pagas pelo governo britânico. As oportunidades são para programas de mestrado com um ano de duração em várias universidades. As inscrições para participar podem ser realizadas até o dia 2 de novembro.

Programa do Reino Unido oferece 50 mil bolsas de estudo no mundo inteiro

As bolsas de estudo do governo britânico cobrem desde a emissão do visto para o Reino Unido até taxas administrativas da universidade. Além disso, os alunos selecionados para as bolsas de estudo contarão com uma quantia mensal em dinheiro para despesas pessoais e auxílio financeiro para se acomodar no Reino Unido.

Artigos recomendados

O programa do governo britânico concedeu 50 mil bolsas do mundo inteiro. No Brasil, cerca de 2 mil pessoas foram contempladas. Segundo Melanie Hopkins, embaixadora encarregada do Reino Unido, o objetivo do programa é encontrar e apoiar futuros líderes em diversas áreas de atuação. Segundo Hopkins, o governo britânico está à procura de jovens capazes de liderar que estudarão ao lado de futuros líderes em vários países.

Os estudantes selecionados terão a chance de expandir a rede de contatos e estudar em universidades renomadas do Reino Unido. A embaixadora encoraja os jovens a se inscreverem e afirma que é uma oportunidade única e uma experiência enriquecedora que muda a vida, observando que o programa é voltado para pessoas de todos os níveis socioeconômicos.

Processo seletivo e inscrições para concorrer as bolsas de estudo do governo britânico

O bolsista deve possuir experiência profissional de, pelo menos, dois anos, em estágios remunerados ou não. Trabalhos voluntários também podem ser aceitos e contam como experiência. De acordo com os responsáveis pelo programa no Reino Unido avaliam, ainda, a vontade de aplicar em seu país de origem os conhecimentos adquiridos nas bolsas de estudo.

O processo seletivo será dividido em duas fases. Na primeira, o candidato realizará a inscrição através do site do programa e preencherá um formulário online com cursos que deseja fazer. Logo após, deve enviar a documentação exigida, que inclui diplomas, carta de aceitação das universidades, histórico acadêmico e cartas de recomendação.

Na segunda etapa os candidatos são convidados para uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica (em Brasília) ou em cidades que tenham consulado britânico como Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

No último ciclo do programa serão selecionados 50 brasileiros de 15 estados do Brasil. Estes viajarão em setembro para estudar em 24 universidades do Reino Unido.

Vantagens de estudar em outros países

Um estudo de pesquisadores da Universidade da Flórida e da Universidade do Sul da Geórgia mostrou uma relação positiva entre experiências multiculturais e cognição criativa. O artigo comparou grupos que estudaram no exterior e outros que nunca saíram do país de origem.

A principal conclusão foi que o multiculturalismo estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras. 

Outros estudos mostram que as notas finais da graduação de alunos da Sheffield Law School que estudaram fora por um ano e as notas de outros que não tiveram essa experiência, mostrou que as estratégias de internacionalização têm efeito benéfico no desempenho acadêmico geral. Um ótimo benefício é, também, a capacidade de aprender outras línguas desenvolvida no exterior.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes