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Transnordestina assina projeto de engenharia de R$ 15,2 milhões para trecho entre Salgueiro e Porto Suape em Pernambuco – Medida visa evitar erros e atrasos!

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 23/09/2024 às 11:26
Transnordestina assina projeto de engenharia de R$ 15,2 milhões para trecho entre Salgueiro e Porto Suape em Pernambuco – Medida visa evitar erros e atrasos!
Foto: Reprodução

A Transnordestina acaba de assinar um projeto de engenharia de R$ 15,2 milhões para o trecho entre Salgueiro e Porto Suape, com o objetivo de evitar os erros e atrasos do passado. Descubra como essa medida pode acelerar as obras!

A Ferrovia Transnordestina é um projeto de grande relevância para o desenvolvimento logístico e econômico do Nordeste, e recentemente ganhou novos rumos em Pernambuco.

O avanço foi marcado pela assinatura de um contrato entre a Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e o Consórcio Estratégica – Prosul, que será responsável por elaborar os projetos básicos e executivos de engenharia do trecho que liga Salgueiro ao Porto de Suape.

Esse acordo representa um investimento de R$ 15,217 milhões, conforme publicado no Diário Oficial da União.

Embora as obras ainda não tenham começado, o desenvolvimento do projeto de engenharia é um passo essencial para viabilizar a construção da ferrovia, prevista para iniciar em 2025.

Esse é o primeiro investimento federal, em 14 anos, voltado para a elaboração de projetos de novos trechos ferroviários. A iniciativa visa prevenir falhas nos projetos, que poderiam elevar os custos e atrasar o cronograma de entrega da obra.

O projeto será entregue em quatro meses

O Consórcio Estratégica – Prosul será responsável por desenvolver os projetos iniciais para os primeiros 55 km da ferrovia, entregando esse trabalho em um prazo de quatro meses.

O detalhamento proporcionado por esses projetos permitirá que a Infra S.A. dê início ao processo de licitação para as obras da ferrovia. O cronograma completo da execução dos serviços da Transnordestina está estimado em 18 meses.

O trecho entre o Porto de Suape e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, abrange 520 quilômetros e está orçado em cerca de R$ 450 milhões. Esse valor será integralmente coberto pelo governo federal.

A ferrovia foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo vista como um componente estratégico para a redução dos custos logísticos de diversos setores, como o agronegócio, a mineração e as indústrias do Nordeste.

A retomada da construção da ferrovia em Pernambuco representa uma conquista importante para o Estado, uma vez que, em dezembro de 2022, a parte pernambucana havia sido retirada do projeto por meio de um aditivo de contrato firmado entre o governo anterior e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), concessionária da ferrovia.

Esse acordo deixou o trecho de Pernambuco sob a responsabilidade do governo federal, enquanto a CSN manteve os trechos no Ceará e Piauí.

Essa situação gerou insatisfação entre líderes políticos de Pernambuco, resultando em esforços coordenados para reverter a decisão. A governadora Raquel Lyra, juntamente com a bancada pernambucana no Congresso Nacional, atuou para sensibilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a importância de incluir o Estado no projeto.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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