Toyota aumenta em 164% a exportação de carros em 2021; empresa espera reformas para avaliar investimentos

toyota empregos investimentos brasil carros Foto: Toyota

A Toyota está tendo ótimos resultados neste começo de ano mesmo com a pandemia. Empresa aguarda resultados de reformas para analisar investimentos

A desvalorização do Real frente ao Dólar disparou com o avanço da pandemia no ano passado e neste ano. Porém, a produção da Toyota no Brasil disparou justamente no período da pandemia. A empresa foi no caminho oposto a muitas empresas que acabaram fechando as portas e obrigando milhares de famílias buscarem novos empregos. O número de carros exportados mostra o bom momento da empresa no país.

A prova disso é que, somente entre os meses janeiro e abril desde ano, a Toyota exportou um total de 18.689 mil carros, sendo um salto de 165% se for comparado com o mesmo período do ano passado. Países vizinhos como ArgentinaPeru Colômbia receberam os carros da Toyota que foram fabricados no Brasil. 

Roberto Braun, diretor de relações governamentais da Toyota, conversou com o site O Antagonista, em que explicou mais detalhes sobre o atual momento vivido pela empresa em solo brasileiro: “O real desvalorizado e o excesso de capacidade ociosa favoreceram a exportação, o que nos trouxe bons resultado’’. 

Mercado interno  

As vendas no mercado interno da Toyota se mantiveram estáveis nos primeiros meses de 2021, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foi uma variação de 0,1%, vendendo um total de 46.568 unidades em todo o país. Braun ainda destacou ao Antagonista que a empresa não precisou demitir, e que, além disso, fez contratações. A empresa dá emprego e renda para um total de 5,3 mil brasileiros. 

Parte traseira do Corolla Cross, nova SUV da montadora. Foto: Toyota

Com o abre e fecha, em razão da pandemia, fica muito difícil fazer qualquer previsão. Por isso, só de manter as vendas já foi um ótimo resultado”, declarou o executivo da empresa. 

Futuro da Toyota e geração de empregos

Braun ainda falou sobre a situação do país. Ele destacou que está torcendo para a reforma tributária dê certo. Hoje, a proposta está andando muito devagar no congresso nacional. Ele também destacou que mais investimentos da Toyota no Brasil vai depender diretamente do avanço das reformas tão importantes para a economia do país. 

Estamos torcendo, porque reforma tributária significa melhor ambiente de negócios, significa previsibilidade. Por enquanto, mantivemos nosso último investimento no Brasil — de US$ 1 bilhão desde 2019 –, mas não temos cenário claro para continuar com os investimentos daqui para frente. Isso vai depender das reformas.” Disse o diretor da Toyota. 

Ford deixou o Brasil  

A Toyota está fazendo algo completamente diferente do que a Ford fez. A empresa deixou o país e demitiu milhares de funcionários. Semana passada, por exemplo, a empresa chegou a um acordo trabalhista com 4 mil funcionários na Bahia. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.