Fábrica de SP da Toyota receberá 1 Bi de reais e contratará 300 pessoas

SP terá 300 empregos

Fábrica escolhida é em Sorocaba, SP e investimento ficará por conta da implantação da linha de produção de um novo carro da Toyota

Com constantes investimentos em SP, a japonesa Toyota, fabricante de veículos, comunicou nesta quinta-feira (19/09), que fará investimentos da ordem de R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba.
Investimento é para a implantação de uma linha de produção de um carro com previsão de lançamento, no mercado brasileiro, em 2021. Petrobras sobe hoje nas refinarias preço do diesel e da gasolina !

A fábrica de Sorocaba (SP), foi a escolhida justamente por já contar, no projeto inicial, com possibilidades de expansão e também por já contar com uma boa cadeia de fornecedores nas proximidades, o que facilita a logística.
A fábrica está em operação desde 2012 e já produz os modelos Etios e Yaris da marca. A Toyota não divulgou maiores detalhes sobre o novo automóvel e nem a data do lançamento.

Porém conforme apurado pela UOL Carros, a novidade é um SUV compacto, derivado de um conceito de baixo custo da Daihatsu (marca pertencente à Toyota), e que a fabricação começa em março de 2021.

Criação de empregos

A ampliação da unidade beneficiará o estado de SP, pois além dos tributos recolhidos aos cofres públicos, fomentará a economia da região de Sorocaba, com a criação de 300 novos postos de trabalho.

Masahiro Inoue, CEO da divisão da Toyota América Latina & Caribe e chairman da Toyota do Brasil, declarou através de comunicado que o investimento mostra a pretensão de longo prazo da companhia no Brasil e o presidente da montadora no Brasil, Rafael Chang declarou que “Esse investimento representa uma Toyota mais forte no Brasil”.

Leia também ! Sete meses depois de anunciar o fechamento de sua fábrica em São Bernardo ( SP ), e de anunciar em julho o início das demissões em massa, a Ford anunciou que a Caoa tem forte interesse na compra da fábrica do ABC paulista.

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)