1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota anuncia SUV elétrico que custa menos que um BYD
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Toyota anuncia SUV elétrico que custa menos que um BYD

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 11/03/2025 às 09:01

O novo SUV elétrico bZ3X chega mais barato que os modelos da BYD e já é um sucesso na China! Com design moderno, autonomia de até 610 km e tecnologia de ponta, o modelo bateu 10.000 reservas em apenas 60 minutos.

A Toyota acaba de expandir sua linha de veículos elétricos bZ com um novo modelo que promete agitar o mercado automotivo global.

O bZ3X, um SUV moderno e tecnológico, foi desenvolvido em parceria com a GAC Motor e tem como principal mercado a China.

Com um preço altamente competitivo, ele se posiciona como uma alternativa mais acessível que alguns dos principais concorrentes da BYD e da própria GAC.

Câmera De Segurança a Prova de água Lente Dupla APP ICSEE IP66 Camera IP WiFi 360
Cuidar da sua segurança nunca foi tão barato. Câmera à Prova de água, HD e WiFi 360
Ícone de link Comprar agora!

SUV elétrico da Toyota chega com preço imbatível

A grande novidade está no preço do bZ3X: o modelo será comercializado na China a partir de 109.800 yuans, o equivalente a cerca de R$ 87.600 em conversão direta (sem impostos).

Esse valor o coloca como um dos modelos elétricos mais acessíveis do mercado, desbancando concorrentes diretos.

Para efeito de comparação, o BYD Yuan Plus tem preço inicial de 116.800 yuans (cerca de R$ 93.000), enquanto o GAC Aion V – que compartilha a mesma plataforma com o Toyota – parte de 129.800 yuans (R$ 103.500).

O preço altamente competitivo gerou um enorme interesse no modelo.

Em apenas 60 minutos após a abertura das reservas, mais de 10.000 pedidos foram registrados, sobrecarregando o site da montadora e causando sua queda temporária.

Design e dimensões

O bZ3X tem porte semelhante ao do Toyota RAV4 vendido no Brasil.

O SUV mede 4,60 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,64 m de altura, com distância entre-eixos de 2,76 metros.

Seu peso varia entre 1.690 e 1.835 kg, dependendo da versão escolhida.

A suspensão dianteira é do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza um sistema semi-independente com barra de torção transversal.

O veículo possui um único motor elétrico localizado no eixo dianteiro, acionando apenas as rodas da frente.

Não há versões com tração integral ou motor duplo.

No design, o bZ3X segue a identidade visual da linha bZ da Toyota.

A dianteira apresenta um formato pontiagudo e faróis interligados, enquanto a traseira ostenta lanternas finas e horizontais.

De perfil, o SUV exibe teto elevado, portas com ampla abertura e maçanetas escamoteáveis, um recurso bastante comum entre veículos elétricos modernos.

Interior tecnológico e sofisticado

O interior do Toyota bZ3X aposta em um design minimalista, utilizando uma combinação de materiais sofisticados no acabamento.

O grande destaque do painel é a tela de 14,6 polegadas do sistema de entretenimento, equipada com o processador Qualcomm Snapdragon 8155.

Além disso, o SUV conta com um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e um sistema de áudio premium Yamaha, com 11 alto-falantes de série.

Versões, autonomia e motorização

A Toyota lançou diferentes versões do bZ3X, cada uma com uma configuração específica de bateria e autonomia.

A versão de entrada, chamada 430 Air, custa 109.800 yuans e vem equipada com uma bateria LFP de 50,03 kWh, proporcionando uma autonomia de 430 km no ciclo CLTC (China Light-Duty Vehicle Test Cycle).

Já a versão 430 Air+, que adiciona mais recursos tecnológicos, é vendida por 119.800 yuans (R$ 95.500).

Para quem busca maior autonomia, há as versões 520 Pro e 520 Pro+, equipadas com uma bateria de 58,37 kWh e alcance de 520 km no padrão CLTC.

Os preços dessas versões sobem para 120.980 e 139.800 yuans (R$ 96.500 e R$ 111.500, respectivamente).

Ambas utilizam um motor elétrico de 204 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.

A versão topo de linha, chamada 610 Max, se destaca por oferecer a maior autonomia do modelo.

Com uma bateria de 67,92 kWh, essa configuração entrega impressionantes 610 km de autonomia por carga.

O motor é mais potente, gerando 224 cv e 21,4 kgfm de torque.

O preço, no entanto, sobe para 159.800 yuans, cerca de R$ 127.500.

Tecnologia e segurança avançadas

Dependendo da versão, o bZ3X pode contar com equipamentos de alto nível, como teto panorâmico de vidro com 1,14 m² de área e um avançado sistema LiDAR instalado acima do para-brisa.

Esse dispositivo opera funções semiautônomas de condução, oferecendo um desempenho similar ao Tesla FSD.

Além disso, o SUV traz um conjunto de segurança impressionante, incluindo 11 câmeras e 12 radares ultrassônicos, integrados ao processador Nvidia Drive AGX Orin X.

Esse pacote tecnológico reforça a proposta do bZ3X como um dos SUVs elétricos mais modernos do mercado.

Toyota aposta na eletrificação para expandir sua presença global

A Toyota tem investido fortemente no segmento de veículos elétricos, buscando consolidar sua presença em mercados estratégicos.

A linha bZ, que significa “Beyond Zero” (Além do Zero), representa o compromisso da marca em desenvolver tecnologias sustentáveis e acessíveis.

A chegada do bZ3X reforça essa estratégia, tornando os elétricos da Toyota mais competitivos diante de rivais consolidados, como BYD e Tesla.

No futuro, a marca pode expandir a oferta do modelo para outros mercados, incluindo a América Latina, onde a eletrificação tem avançado gradativamente.

Como comprar o Toyota bZ3X

Por enquanto, o Toyota bZ3X está disponível apenas na China, onde pode ser adquirido por meio do site oficial da montadora e concessionárias credenciadas.

Diante da grande procura, a expectativa é que as unidades se esgotem rapidamente, levando a Toyota a acelerar a produção do modelo.

Com um preço agressivo, tecnologias de ponta e um design futurista, o SUV elétrico tem potencial para se tornar um dos maiores sucessos da marca nos próximos anos.

  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x