O novo SUV elétrico bZ3X chega mais barato que os modelos da BYD e já é um sucesso na China! Com design moderno, autonomia de até 610 km e tecnologia de ponta, o modelo bateu 10.000 reservas em apenas 60 minutos.
A Toyota acaba de expandir sua linha de veículos elétricos bZ com um novo modelo que promete agitar o mercado automotivo global.
O bZ3X, um SUV moderno e tecnológico, foi desenvolvido em parceria com a GAC Motor e tem como principal mercado a China.
Com um preço altamente competitivo, ele se posiciona como uma alternativa mais acessível que alguns dos principais concorrentes da BYD e da própria GAC.
-
Bugatti lança super carro híbrido com motor V16 de 8,3 litros, 1.800 cv e velocidade máxima acima de 444 km/h
-
Toyota desafia a corrida elétrica e afirma que carros elétricos podem poluir até três vezes mais do que híbridos em países dependentes de termelétricas
-
Novo SUV compacto brasileiro chega mais barato, fazendo mais de 700 km com um único tanque e se torna o novo queridinho dos brasileiros
-
Este carro saiu de linha em 2024 e virou um órfão cobiçado, com motor japonês confiável e bom acabamento
SUV elétrico da Toyota chega com preço imbatível
A grande novidade está no preço do bZ3X: o modelo será comercializado na China a partir de 109.800 yuans, o equivalente a cerca de R$ 87.600 em conversão direta (sem impostos).
Esse valor o coloca como um dos modelos elétricos mais acessíveis do mercado, desbancando concorrentes diretos.
Para efeito de comparação, o BYD Yuan Plus tem preço inicial de 116.800 yuans (cerca de R$ 93.000), enquanto o GAC Aion V – que compartilha a mesma plataforma com o Toyota – parte de 129.800 yuans (R$ 103.500).
O preço altamente competitivo gerou um enorme interesse no modelo.
Em apenas 60 minutos após a abertura das reservas, mais de 10.000 pedidos foram registrados, sobrecarregando o site da montadora e causando sua queda temporária.
Design e dimensões
O bZ3X tem porte semelhante ao do Toyota RAV4 vendido no Brasil.
O SUV mede 4,60 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,64 m de altura, com distância entre-eixos de 2,76 metros.
Seu peso varia entre 1.690 e 1.835 kg, dependendo da versão escolhida.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza um sistema semi-independente com barra de torção transversal.
O veículo possui um único motor elétrico localizado no eixo dianteiro, acionando apenas as rodas da frente.
Não há versões com tração integral ou motor duplo.
No design, o bZ3X segue a identidade visual da linha bZ da Toyota.
A dianteira apresenta um formato pontiagudo e faróis interligados, enquanto a traseira ostenta lanternas finas e horizontais.
De perfil, o SUV exibe teto elevado, portas com ampla abertura e maçanetas escamoteáveis, um recurso bastante comum entre veículos elétricos modernos.
Interior tecnológico e sofisticado
O interior do Toyota bZ3X aposta em um design minimalista, utilizando uma combinação de materiais sofisticados no acabamento.
O grande destaque do painel é a tela de 14,6 polegadas do sistema de entretenimento, equipada com o processador Qualcomm Snapdragon 8155.
Além disso, o SUV conta com um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e um sistema de áudio premium Yamaha, com 11 alto-falantes de série.
Versões, autonomia e motorização
A Toyota lançou diferentes versões do bZ3X, cada uma com uma configuração específica de bateria e autonomia.
A versão de entrada, chamada 430 Air, custa 109.800 yuans e vem equipada com uma bateria LFP de 50,03 kWh, proporcionando uma autonomia de 430 km no ciclo CLTC (China Light-Duty Vehicle Test Cycle).
Já a versão 430 Air+, que adiciona mais recursos tecnológicos, é vendida por 119.800 yuans (R$ 95.500).
Para quem busca maior autonomia, há as versões 520 Pro e 520 Pro+, equipadas com uma bateria de 58,37 kWh e alcance de 520 km no padrão CLTC.
Os preços dessas versões sobem para 120.980 e 139.800 yuans (R$ 96.500 e R$ 111.500, respectivamente).
Ambas utilizam um motor elétrico de 204 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
A versão topo de linha, chamada 610 Max, se destaca por oferecer a maior autonomia do modelo.
Com uma bateria de 67,92 kWh, essa configuração entrega impressionantes 610 km de autonomia por carga.
O motor é mais potente, gerando 224 cv e 21,4 kgfm de torque.
O preço, no entanto, sobe para 159.800 yuans, cerca de R$ 127.500.
Tecnologia e segurança avançadas
Dependendo da versão, o bZ3X pode contar com equipamentos de alto nível, como teto panorâmico de vidro com 1,14 m² de área e um avançado sistema LiDAR instalado acima do para-brisa.
Esse dispositivo opera funções semiautônomas de condução, oferecendo um desempenho similar ao Tesla FSD.
Além disso, o SUV traz um conjunto de segurança impressionante, incluindo 11 câmeras e 12 radares ultrassônicos, integrados ao processador Nvidia Drive AGX Orin X.
Esse pacote tecnológico reforça a proposta do bZ3X como um dos SUVs elétricos mais modernos do mercado.
Toyota aposta na eletrificação para expandir sua presença global
A Toyota tem investido fortemente no segmento de veículos elétricos, buscando consolidar sua presença em mercados estratégicos.
A linha bZ, que significa “Beyond Zero” (Além do Zero), representa o compromisso da marca em desenvolver tecnologias sustentáveis e acessíveis.
A chegada do bZ3X reforça essa estratégia, tornando os elétricos da Toyota mais competitivos diante de rivais consolidados, como BYD e Tesla.
No futuro, a marca pode expandir a oferta do modelo para outros mercados, incluindo a América Latina, onde a eletrificação tem avançado gradativamente.
Como comprar o Toyota bZ3X
Por enquanto, o Toyota bZ3X está disponível apenas na China, onde pode ser adquirido por meio do site oficial da montadora e concessionárias credenciadas.
Diante da grande procura, a expectativa é que as unidades se esgotem rapidamente, levando a Toyota a acelerar a produção do modelo.
Com um preço agressivo, tecnologias de ponta e um design futurista, o SUV elétrico tem potencial para se tornar um dos maiores sucessos da marca nos próximos anos.