1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / TotalEnergies e Governo do Rio Juntos pela Energia Eólica Offshore: O MoU tem prazo de 2 anos
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

TotalEnergies e Governo do Rio Juntos pela Energia Eólica Offshore: O MoU tem prazo de 2 anos

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 27/05/2023 às 06:12
TotalEnergies Governo do Rio de Janeiro eólica offshore Mou
Assinatura de memorando de entendimento – Crédito Ernesto Carriço.jpg

Um Memorando de Entendimento Sela a Parceria Para a Geração Eólica Offshore no Rio de Janeiro

A TotalEnergies, em parceria com o Governo do Rio de Janeiro, dá um passo decisivo rumo ao futuro das energias renováveis no Brasil. Firmado em 26 de maio de 2023, o Memorando de Entendimento (MoU) propõe uma colaboração dedicada ao desenvolvimento da geração eólica offshore no estado carioca. É importante lembrar que a francesa e a Petrobras estão de olho no possível leilão que acontecerá em 2024 neste segmento de mercado.

Com uma vigência de dois anos, este acordo engloba estudos relacionados aos incentivos fiscais e tributários, bem como ao crescimento do sistema de rede (GRID) para projetos futuros.

Uma Aliança Fortalecida pelo Compromisso Ambiental

“Este compromisso com o Governo é empolgante porque reforça a sinergia da TotalEnergies com o movimento expansivo do mercado eólico offshore”, declara Charles Fernandes, Diretor Geral da TotalEnergies EP Brasil e Country Chair da Companhia no Brasil. A parceria, segundo Fernandes, está em harmonia com a estratégia da empresa de atingir a neutralidade de carbono até 2050 e de investir no longo prazo no país.

A TotalEnergies tem avaliado áreas para licenciamento ambiental de projetos eólicos offshore no Brasil desde o ano passado. No final de 2022, a empresa anunciou um MoU com a Prumo Logística, controlada pelo EIG e responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, visando a instalação de bases de apoio logístico para futuros projetos eólicos da TotalEnergies.

TotalEnergies no Brasil: História e Atuação

Com quase meio século de presença no Brasil, a TotalEnergies opera por meio de seis subsidiárias e emprega mais de 3.500 pessoas em várias áreas de negócios, incluindo exploração e produção, gás, energias renováveis (solar e eólica), lubrificantes, produtos químicos e distribuição.

Seu portfólio de Exploração & Produção inclui dez licenças, quatro delas operadas pela própria empresa. Além disso, em dezembro de 2022, a TotalEnergies arrematou um novo bloco não operado para exploração em águas profundas, na Bacia de Campos (Água Marinha, 30%). O Contrato de Partilha de Produção deverá ser assinado no primeiro semestre de 2023.

Rumo à Sustentabilidade: TotalEnergies e Energia Renovável

A TotalEnergies está empenhada no crescimento do segmento de energia renovável no Brasil. Sua subsidiária, a Total Eren, opera 300 MW em projetos solares e eólicos. Em outubro de 2022, uma parceria foi estabelecida com a Casa dos Ventos, líder no mercado de energia renovável do Brasil, para desenvolver conjuntamente um portfólio de energia renovável de 12 GW.

No mercado brasileiro de distribuição de combustíveis, a TotalEnergies marca presença com uma rede de aproximadamente 240 postos de abastecimento e várias instalações de armazenamento de derivados de petróleo e etanol.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos