Termelétrica do Porto do Pecém, no Ceará coloca ônibus que usa energia solar para rodar nas ruas
Graças a EDP e a termelétrica do Porto do Pecém – uma empresa multinacional de energia, se fez chegar o futuro do transporte coletivo rodoviário à base de energia solar, no Ceará. Controlada por capitais portuguesas a EDP tem já parte de sua equipe de trabalhadores da Usina Termelétrica do porto do Pecém usufruindo do ônibus 100% movido a energia fotovoltaica, e que está sendo operada pela locadora de veículos do Ceará, a Gertáxi.
Leia também
O modelo contém baterias que possibilitam autonomia de mais de 300 km, e nasceu de um investimento de mais de R$ 4,80 milhões.
A ideia do ônibus movido a energia solar veio do fruto da parceria da EDP com a Unesp e Porto do Pecém
A ideia principal de usar o veiculo a base de energia fotovoltaica, nasceu da parceria da EDP com a Unesp. O projeto físico do veículo, mas, o projeto de desenvolvimento foi a partir da BYD Brasil, de nacionalidade Chinesa, que o projetou sobre um dos seus chassis acoplado a uma carroceria da empresa de veículos Marcopolo.
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
- Baterias gigantes revolucionam energia solar e eólica, prometendo eficiência inédita e deixando conta de luz mais barata: o futuro da energia está mais próximo do que você imagina!
- Plano ambicioso do governo quer ligar regiões do país com ferrovia de 2.4 MIL KM para revolucionar a logística brasileira
- AW169: o melhor helicóptero da polícia do Rio de Janeiro custa milhões, voa por 3 horas e salva vidas com tecnologia de ponta!
O primeiro veiculo dessa linha, totalmente à base de energia solar, já está em circulação entre Fortaleza e o porto do Pecém (CIPP), fazendo o transporte dos funcionários da UTE Pecém, da EDP. Não há duvidas que daqui a uns 4 anos, serão esses veículos movidos a energia solar, que estarão fazendo circulação pelas ruas das cidades, o que deixará o ar bem menos poluído, como se é hoje.
O modelo do ônibus movido a energia solar possui 189 módulos fotovoltaicos (placas solares)
As baterias do modelo são recarregadas a partir de uma micro usina de energia solar fotovoltaica, dentro do estacionamento da empresa.
O equipamento que foi inaugurado em junho desse ano, possui 189 módulos fotovoltaicos (placas solares), que tem capacitação de geração de energia elétrica, por ano, em torno de 104.600kWh, por meio da luz solar.