Termoelétrica do Porto do Pecém, no Ceará coloca ônibus que usa energia solar para rodar nas ruas

Porto do Pecém - energia solar - Ceará Ônibus movido a energia solar

Termelétrica do Porto do Pecém, no Ceará coloca ônibus que usa energia solar para rodar nas ruas

Graças a EDP e a termelétrica do Porto do Pecém  – uma empresa multinacional de energia, se fez chegar o futuro do transporte coletivo rodoviário à base de energia solar, no Ceará. Controlada por capitais portuguesas a EDP tem já parte de sua equipe de trabalhadores da Usina Termelétrica do porto do Pecém usufruindo do ônibus 100% movido a energia fotovoltaica, e que está sendo operada pela locadora de veículos do Ceará, a Gertáxi.

Leia também

O modelo contém baterias que possibilitam autonomia de mais de 300 km, e nasceu de um investimento de mais de R$ 4,80 milhões.

A ideia do ônibus movido a energia solar veio do fruto da parceria da EDP com a Unesp e Porto do Pecém

A ideia principal de usar o veiculo a base de energia fotovoltaica, nasceu da parceria da EDP com a Unesp. O projeto físico do veículo, mas, o projeto de desenvolvimento foi a partir da BYD Brasil, de nacionalidade Chinesa, que o projetou sobre um dos seus chassis acoplado a uma carroceria da empresa de veículos Marcopolo.

O primeiro veiculo dessa linha, totalmente à base de energia solar, já está em circulação entre Fortaleza e o porto do Pecém (CIPP), fazendo o transporte dos funcionários da UTE Pecém, da EDP. Não há duvidas que daqui a uns 4 anos, serão esses veículos movidos a energia solar, que estarão fazendo circulação pelas ruas das cidades, o que deixará o ar bem menos poluído, como se é hoje.

O modelo do ônibus movido a energia solar possui 189 módulos fotovoltaicos (placas solares)

 As baterias do modelo são recarregadas a partir de uma micro usina de energia solar fotovoltaica, dentro do estacionamento da empresa.

O equipamento que foi inaugurado em junho desse ano, possui 189 módulos fotovoltaicos (placas solares), que tem capacitação de geração de energia elétrica, por ano, em torno de 104.600kWh, por meio da luz solar.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.