A tecnologia que usa nanopartículas que absorvem luz para converter a energia solar diretamente em vapor e em seguida água potável já está ganhando vida, confira!
A pesquisa dos novos painéis movidos a energia solar que transformam vapor em água potável foi desenvolvida por uma equipe da Rice University. Embora já seja significativamente mais eficiente do que os painéis solares na produção de eletricidade, a tecnologia provavelmente encontrará suas primeiras aplicações em saneamento de baixo custo, purificação de água e tratamento de dejetos humanos para o mundo em desenvolvimento.
Leia também
- Mineradora Vale cancela afretamento de 25 VLOCs devido a inúmeras falhas técnicas dos navios
- Contrato superior a US$ 750 milhões – Onesubsea e Subsea 7 fornecerão equipamentos submarinos para Equinor
- Ministério da Economia tem construção civil como modelo na volta ao trabalho
- Com obras das sondas Urca e Frade a serem retomadas no estaleiro Brasfels, os testes práticos para pintores, riscadores e soldadores estão a todo vapor
A energia solar do futuro – como funciona?
A tecnologia Rice depende de nanopartículas que absorvem luz. Quando são submersas e iluminadas, essas partículas podem atingir rapidamente temperaturas bem acima do ponto de ebulição da água.
Nesse estágio, eles dissipam rapidamente o calor através de sua área de superfície muito pequena, o que quase instantaneamente resulta em 150 ° C (300 ° F) de vapor gerado diretamente na superfície da partícula.
- Bill Gates continua apostando na revolução das energias renováveis, desta vez com turbinas eólicas dobráveis, que são mais fáceis de transportar e montadas 10 vezes mais rápido que as convencionais
- Nova tecnologia converte dióxido de carbono em combustível de metano
- China pretende coletar energia solar no espaço e enviá-la para a Terra
- Hidrogênio verde ganha força em São Paulo: Estado investe R$ 32 milhões em centro inovador para liderar combate às emissões e impulsionar energia limpa
O sistema é tão eficaz que pode até transformar água gelada diretamente em vapor com facilidade e vice-versa, o poder da energia solar é incrível, não é mesmo?
O projeto de energia solar com hidropanéis podem ser implantados em casa
O projeto que transforma energia solar em agua potável ainda esta em fase de testes, apesar de ter se saído além do previsto quando testado em uma aldeia indígena nos estados unidos, os criadores afirmam que existem muito trabalho a ser feito.
Sendo assim, a ideia principal é que a energia solar possa converter ainda mais rápido o vapor em água potável, podendo sanar boa parte dos problemas durante o período de seca dos fazendeiros ao redor do mundo.
“Estamos entusiasmados em ajudar a esclarecer o potencial dos hidropanéis para ajudar a resolver o desafio do acesso à água potável que nossas comunidades enfrentam há décadas”, diz Clara Pratte, presidente da Navajo Power.