O novo teleférico elétrico terá a capacidade de levar até 32 passageiros em cada unidade e contará com assentos aquecidos e tomadas USB para carregamento de celulares e outros dispositivos
O Departamento de Transporte de Utah (UDOT) propôs que uma viagem em um teleférico elétrico por 8 milhas substituirá um caminho sinuoso e confinado que agora leva a uma estação de esqui em Salt Lake City. A mudança tornaria o local acessível por transporte público, o que, segundo as autoridades, reduziria o tráfego de automóveis na via e reduziria em até 56% as emissões da região.
Foi proposto que o caminho do teleférico passasse por quatro estações de esqui diferentes para evitar o congestionamento na Rodovia SR 210, que é amplamente reconhecida como o trecho de estrada mais propenso a avalanches em toda a América do Norte.
Nos dias em que há uma quantidade significativa de neve, de acordo com a UDOT, é muito difícil, se não impossível, seguir pela estrada. Engarrafamentos que se estendem por quilômetros também podem ser causados por avalanches e acidentes.
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O departamento apresentou várias ideias alternativas para possíveis soluções; no entanto, a construção de um teleférico sobre a rodovia foi eleita como a opção preferida e é tema de debate no momento.
Segundo Josh Van Jura, gerente do projeto, cada teleférico terá capacidade para transportar até 32 pessoas ao mesmo tempo e virá equipado com assentos aquecidos, conexões USB embutidas e até carregadores de celular sem fio. Segundo ele, a princípio seria possível transportar mais de 1.000 pessoas por hora, no mesmo trecho em que hoje passam 7.000 carros por dia.
Além disso, o plano prevê o desenvolvimento de uma estação base que contaria com centenas de vagas de estacionamento, além de lojas, restaurantes e locais para aluguel de equipamentos de esqui. É possível que o custo previsto para colocar essa noção em prática ultrapasse um bilhão de dólares. Confira o vídeo a seguir para ver como funcionara o projeto do teleférico elétrico para a estação de esqui em Salt Lake City.
Moradores locais não estão satisfeitos com o projeto por causa do custo da obra, que ultrapassa 1 bilhão de dólares, valor que, inicialmente, sairia dos cofres públicos
De acordo com comentários de moradores locais, a maioria não apoia o teleférico, pois será muito caro colocá-lo em funcionamento. O preço da passagem também não foi indicado, podendo ser algo entre dez e vinte dólares. No dia 26 de fevereiro, será tomada uma decisão sobre a continuação do projeto ou seu cancelamento.
Segundo os especialistas, a criação de projetos de transporte movidos a eletricidade é crucial para a proteção do meio ambiente, pois ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhora a qualidade do ar. Além disso, esses projetos ajudam a aliviar o tráfego e a melhorar a eficiência do transporte.
No entanto, é importante que esses projetos também sejam financeiramente viáveis, o que significa que precisam ter um equilíbrio entre seus benefícios ambientais e seus custos operacionais. Se um projeto é demasiado caro, como é o caso do teleférico para a estação de esqui em Salt Lake City, pode não ser sustentável a longo prazo e não atrair investimentos.
Por outro lado, se um projeto é barato, pode não ser tecnologicamente avançado o suficiente para oferecer benefícios reais para o meio ambiente. Portanto, é importante encontrar um equilíbrio entre a viabilidade financeira e o impacto ambiental ao considerar novos projetos de transporte movidos a eletricidade, como esse.