Início TecPar inaugura usina de energia solar com 1.976 painéis solares no Rio Grande do Sul

TecPar inaugura usina de energia solar com 1.976 painéis solares no Rio Grande do Sul

25 de março de 2022 às 12:22
Compartilhe
Siga-nos no Google News
TecPar - usaina solar - energia solar - RS - Rio Grande do Sul - painéis solares
Empreendimento irá atender demanda das empresas do grupo de tecnologia – imagem: Tecpar/divulgação

A TecPar, empresa voltada para soluções de internet, inaugurou uma usina solar no Rio Grande do Sul. O empreendimento de energia solar conta com quase 2 mil painéis solares e promete reduzir a emissão de 270 toneladas por ano.  

O setor de energia solar está avançando cada vez mais no Brasil e mais uma usina solar está prestes a entrar em atividade. Foi entregue uma usina solar que conta com 1.976 painéis solares bifaciais pela empresa Tecpar no município de São Borja, no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (24). O empreendimento que foi instalado pela empresa HCC energia solar conta com uma área total de aproximadamente 3,3 de hectares e possui capacidade para gerar 1.000 kWp de potência. De início a TecPar realizou um investimento de R$ 7 milhões para construção da usina.

Usina solar utilizará quase 2 mil painéis solares para reduzir a emissão de 270 toneladas de CO2  

De acordo com a TecPar, toda a eletricidade produzida com a ajuda da usina de energia solar reduzirá a emissão de mais de 270 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. Com os painéis solares, a estimativa é que a usina solar de São Borja produza energia suficiente para alimentar as residências de mil famílias por mês.

A empresa também ressaltou que a localização no Rio Grande do Sul foi escolhida pela ótima incidência de radiação solar e também por ficar mais fácil de se conectar à rede de abastecimento. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que foram atualizados até o começo da manhã da última quarta-feira (23), o Rio Grande do Sul conta atualmente com 16 usinas de energia solar em operação na modalidade de geração centralizada, que são conhecidas como usinas de grande porte.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

De acordo com a entidade, todos esses empreendimentos, juntos, acumulam pouco mais de 8 MW. Vale ressaltar que a usina solar da empresa atua de forma semelhante com o funcionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica residencial, entretanto em uma escala maior, pois foi projetada para a produção e comercialização de grande volume de energia em alta tensão.

Clientes da TecPar utilizarão energia renovável  

De acordo com o Gustavo Pozzebon Stock, CEO da Brasil TecPar, a escolha do município do Rio Grande do Sul para a usina com quase 2.000 painéis solares se deve ao fato da ótima posição solar e luminosidade, gerando as melhores condições técnicas para que o empreendimento saísse do papel. Além disso, o investimento está de acordo com as boas práticas de governança ambiental social e corporativa da empresa.

Sendo assim, mais de 300 mil clientes da Brasil TecPar contarão com serviços e soluções que utilizam energia limpa e renovável. Gustavo afirma que a empresa ingressou no empreendimento com intuito de ajudar o meio ambiente com uso da energia solar e produzir menos carbono para a atmosfera.

O CEO destacou que o negócio prioritário da empresa é a internet, que exige o uso de Torres com alto consumo de eletricidade e datacenter, além de todas as suas unidades espalhadas pelo Brasil. Logo por intermédio do uso da eletricidade da usina solar no Rio Grande do Sul a empresa contribuirá com a redução anual de 270 toneladas de CO2. Os benefícios estendem-se para todos os cantos do Brasil não ficando apenas na cidade de São Borja ou no estado do RS.

Conheça a Brasil TecPar

A Brasil TecpPar é um grupo que tem como missão consolidar o mercado de internet Telecom e tecnologia do Brasil, sendo resultado de conquistas e experiências adquiridas ao longo de mais de 25 anos de atuação.

A empresa surgiu em 1996 com o início da operação discada e foi comprando outras operações neste segmento. Atualmente a empresa conta com mais de 2.000 colaboradores atuando nas unidades da empresa para simplificar a vida de diversas pessoas com conectividade e tecnologia.

A companhia é administrada por meio do conselho de administração e da diretoria executiva que são responsáveis pela condução do planejamento estratégico, definição de políticas da empresa e plano de investimentos.

Relacionados
Mais recentes