Tecnologia – Uso de drones vem revolucionando a forma de operar na construção civil

Roberta Souza
por
-
22-10-2021 10:13:30
em Indústria e Construção Civil
Construção civil – drones Drone na construção civil/ Fonte: Aero Drone Brasil

Estudo mostra que o uso de drones está aumentando em diversos projetos no setor da construção civil

O uso de drones vem revolucionando a forma de operar no setor da construção civil. O que antes exigia alto custo, como locação de helicópteros e de gruas para captar imagens, hoje tem valor bem mais acessível. As pequenas máquinas voadoras estão substituindo também o modelo tradicional de venda e representando um diferencial entre os players do setor. De quebra, impulsionam a publicidade dos imóveis. Leia ainda esta notícia: Prefeitura de São Paulo estabelece decreto que criam limites para os barulhos das obras de construção civil

O uso dos drones no setor

O uso do drone começa na etapa anterior ao lançamento imobiliário, ainda no momento da escolha do terreno para fincar um novo empreendimento da construção civil. Os drones sobrevoam as áreas, coletam dados de medidas e da topografia do local escolhido e captam imagens do entorno com informações sobre a infraestrutura existente na região.

A terceirização do serviço é comum no mercado. As construtoras preferem contratar empresas especializadas e que já tenham seus drones homologados e registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para dispor de uma frota própria desses aparelhos e conseguir operá-los, é preciso ter know-how e conhecimento da regulação do setor, conforme explica Sylvio Pinheiro, diretor da G+P Soluções, que presta consultoria para empresas da construção civil e incorporadoras.

Os drones mostram a vista futura dos imóveis

Para a aquisição de imóveis na planta, principalmente durante a pandemia, os drones foram fundamentais. As filmagens aéreas dos terrenos, feitas com essas aeronaves, permitem que o cliente saiba de antemão como será a incidência da luz solar nas áreas comuns e que vista terá cada apartamento, andar por andar.

Na Avanço Realizações, o uso de drones é utilizado no trabalho das equipes de vendas das unidades de um lançamento há cerca de dois anos. O gerente Comercial, Julio Borges, diz que a tecnologia no setor da construção civil proporcionou mais segurança para a tomada de decisão dos compradores.

Confira ainda: Assistentes robôs podem ajudar a reinventar a indústria da construção civil

Com o objetivo de permitir que robôs aprendam com parceiros humanos em canteiros de obras, a National Science Foundation está fornecendo US $ 2 milhões para uma equipe de pesquisa liderada pela Universidade de Michigan. Por décadas, a construção civil foi um dos empreendimentos humanos mais perigosos e menos eficientes. Está muito atrás de outras partes da economia em produtividade e luta para atrair trabalhadores para empregos que muitas vezes são vistos como exaustivos. Em colaboração com a University of Florida e a Washington State University, pesquisadores da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo A. Alfred Taubman, esperam mudar isso.

Carol Menassa, investigadora principal da equipe de pesquisa e professora associada de engenharia civil e ambiental na Faculdade de Engenharia, disse que o uso de automação e robótica em canteiros de obras é fundamental para que a construção se beneficie dos ganhos de produtividade que remodelaram outras indústrias , como fabricação.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe