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Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 7 comentários

Tecnologia stealth é uma inovação na aviação militar: O Gripen brasileiro pode adotar essa tecnologia para melhorar sua furtividade e capacidade de combate

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 23/05/2024 às 12:05
Tecnologia stealth é uma inovação na aviação militar: O Gripen brasileiro pode adotar essa tecnologia para melhorar sua furtividade e capacidade de combate
Foto: FAB/Divulgação

Descubra como a Força Aérea Brasileira pode utilizar essa tecnologia stealth para tornar o Gripen mais furtivo e eficaz em missões de combate, posicionando o Brasil na vanguarda da aviação militar.

No Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) está investindo nos estágios iniciais dessa tecnologia para equipar suas futuras aeronaves, incluindo o Gripen brasileiro. Em 2016, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) recebeu uma patente para um processo inovador de pintura furtiva, um marco significativo na defesa aérea do país.

A tecnologia stealth é uma das maiores revoluções no campo da aviação militar. Projetada para tornar aeronaves, navios e mísseis menos detectáveis, essa tecnologia minimiza a assinatura de uma aeronave, tornando-a quase invisível aos sistemas de vigilância adversários. Exemplos notáveis de aeronaves stealth incluem o F-22 Raptor e o F-35 Lightning.

Tecnologia stealth visa reduzir a visibilidade de uma aeronave para radares

A tecnologia stealth visa reduzir a visibilidade de uma aeronave para radares e outros sistemas de detecção. Para alcançar isso, são utilizados materiais absorventes de radar na pintura da aeronave. Esses materiais dispersam as ondas de radar, em vez de refletirem-nas de volta, reduzindo significativamente a assinatura de radar do avião.

O Instituto de Aeronáutica e Espaço, em São José dos Campos, trabalhou desde 1998 no projeto, culminando na patente de 2016 para uma pintura furtiva. Essa pintura não só absorve ondas de radar, mas também pode ser usada como blindagem em equipamentos eletroeletrônicos e na aviação comercial.

JAS 39 Gripen não é considerado um caça furtivo no mesmo nível que o F-22

Embora o JAS 39 Gripen não seja considerado um caça furtivo no mesmo nível que o F-22 ou o F-35, ele incorpora várias características para reduzir sua assinatura radar. A pintura furtiva desenvolvida no Brasil pode elevar ainda mais sua capacidade furtiva.

Além da pintura especial, o design do Gripen inclui superfícies angulares e bordas afiadas que ajudam a dissipar as ondas de radar. Padrões de camuflagem também são usados para interromper a forma do avião, tornando-o mais difícil de detectar visualmente.

Adoção da tecnologia stealth no Gripen brasileiro melhora a capacidade de sobrevivência

A adoção da tecnologia stealth no Gripen brasileiro melhora a capacidade de sobrevivência da aeronave em operações de combate. Isso significa que, com a adoção dessa tecnologia, o Brasil está na vanguarda da inovação tecnológica militar, fortalecendo sua defesa aérea e aumentando a segurança das missões da FAB.

A incorporação da tecnologia stealth no Gripen brasileiro é um passo importante para a Força Aérea Brasileira. Com a nova pintura furtiva e outras características de design, o Gripen se torna uma aeronave mais difícil de detectar, melhorando sua eficácia em combate e destacando o Brasil no cenário da aviação militar.

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Andre luiiz
Andre luiiz
23/05/2024 14:54

Kkk noticia velha requentada de varios sites a anos divulgada ! A Aeronáutica nunca mais falou nada em usa-la kk

João Fonseca
João Fonseca
23/05/2024 17:18

Talvez fosse melhor abaixar o tom ufanista da “notícia” e apresentar fatos concretos. Caso contrário, perderá a credibilidade.

Kaique
Kaique
24/05/2024 11:02

muito boa notícia! A tecnologia stealth é importante para os caças gripe da força área (fab) assim como outros caças que possuem essa tecnologia como f22 e 35 em breve o Brasil estará na vanguarda da aviação desse setor

Marco
Marco
24/05/2024 13:43

Acho que a FAB deveria buscar um parceiro para caças furtivos, com desenvolvimento conjunto e transferência de tecnologia nos mesmos moldes do Gripen, pois temos engenharia com capacidades aeronáuticas suficientes para isso

Moisés Melnik
Moisés Melnik
24/05/2024 15:35

Não é apenas a pintura, precisa mudar partes importantes da aeronave, asas, entradas de ar, exaustão. Isso não é tão fácil assim!

Gilson
Gilson
Em resposta a  Moisés Melnik
24/05/2024 20:06

Esse avião pinta meio fio?

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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