A tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos ganhou um novo capítulo com a decisão americana de taxar produtos brasileiros em 50%. A medida atingiu em cheio o mercado financeiro, com forte impacto sobre as ações da Embraer, que operaram em queda expressiva logo nas primeiras horas do pregão.
As ações da Embraer começaram esta quinta-feira (10) em forte queda. A reação negativa do mercado ocorre após o anúncio feito na véspera de que os Estados Unidos vão impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
A notícia surpreendeu investidores e impactou diretamente os papéis da fabricante de aeronaves.
Ações em queda acentuada
Por volta de 12h30, os papéis ordinários da Embraer (EMBR3) registravam desvalorização de -8,22%, sendo negociados a R$ 71,78.
-
Mercado de trabalho surpreende: desemprego cai a 5,6%, bate mínima histórica para maio, renda dos brasileiros cresce e número de trabalhadores subutilizados atinge o menor patamar já registrado pelo IBGE
-
Gigante chinesa do e-commerce avisa que robôs vão substituir 700 mil entregadores “mais cedo ou mais tarde”, enquanto veículos autônomos de delivery avançam por 200 cidades e trabalhadores podem ser treinados para consertar as próprias máquinas que ocuparão suas rotas
-
Trump manda recado direto à Europa e promete tarifa de 100% para quem cobrar imposto digital de empresas americanas, em ameaça que pode atingir vinhos, acordos comerciais e muitos outros produtos
-
Enquanto comprar imóvel no Brasil virou sonho distante para milhões de famílias, brasileiros descobrem no Japão casas vazias e abandonadas à venda a partir de R$ 15 mil em bancos municipais criados para dar destino a 9 milhões de residências sem moradores em um país que envelhece, esvazia cidades e tenta repovoar bairros esquecidos
A queda representa uma das mais significativas do pregão e acende alerta para possíveis impactos em setores ligados à exportação de alta tecnologia, como o da aviação.
Governo aciona Lei da Reciprocidade
Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil vai aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/2025).
A medida prevê retaliação em casos de aumento unilateral de tarifas por parte de outros países.
“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, declarou Lula em nota oficial publicada em sua conta na rede X.
Lei aprovada após movimento de Trump
A Lei da Reciprocidade foi aprovada pelo Congresso em abril, no contexto das tensões comerciais que aumentaram após declarações do presidente Donald Trump, em 2 de abril.
Apesar de já considerada anteriormente, esta é a primeira vez que a norma será efetivamente acionada.
Com a sinalização de um embate comercial mais direto entre Brasil e Estados Unidos, investidores permanecem atentos.
A tendência é que os reflexos continuem movimentando o mercado nos próximos dias, com foco especial nos setores mais expostos à exportação.
