Início Startup desenvolve bateria de estado sólido capaz de entregar 480 km de autonomia em apenas 18 minutos de carregamento

Startup desenvolve bateria de estado sólido capaz de entregar 480 km de autonomia em apenas 18 minutos de carregamento

8 de março de 2022 às 11:37
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Startup - carros elétricos - baterias de estado sólido - Startup - autonomia

Após anúncio oficial da fabricante israelense de baterias para carros elétricos StoreDot, sobre sua nova meta de atingir 160 km de alcance com uma recarga de apenas 5 minutos até 2024, a Startup Mullen está desenvolvendo sua nova bateria de estado sólido que permite adicionar 480 km de autonomia em 18 minutos de abastecimento

Acredita-se que as baterias de estado sólido sejam a próxima melhor coisa no caminho para a eletrificação. A tecnologia promete oferecer maior alcance, tempos de carregamento aprimorados e, acima de tudo, segurança. O problema é que, pelo menos neste estágio, as baterias de estado sólido para carros elétricos que estão sendo exibidas ainda não funcionam para o amplo mercado, são apenas de testes. Mullen, uma startup de carros elétricos com sede na Califórnia que se juntou à corrida para desenvolver baterias automotivas de estado sólido, acha que encontrou uma maneira de diminuir a diferença para as baterias comerciais de estado sólido.

Artigos relacionados

Bateria de estado sólido da Mullen promete autonomia de mais de 400 km e carregamento em menos de 20 minutos

Apresentação Mullen Automotive – Reprodução/Youtube

Ainda há muito desenvolvimento a ser feito até que os engenheiros resolvam problemas como a vida útil reduzida de uma bateria de estado sólido. Várias empresas correm para ser as primeiras no mercado com uma bateria de estado sólido adequada para aplicações automotivas. Embora todos afirmem estar “bem perto” de quebrar o gelo nesta tecnologia promissora, os resultados ainda não foram vistos em qualquer aplicação comercial.  

A startup Mullen, que recentemente apresentou seu primeiro crossover elétrico chamado “Five”, anunciou que está testando uma bateria de estado sólido com resultados impressionantes.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Estes incluem um alcance de 966 km com carga completa para um motor de 150 kW e capacidades de carregamento rápido capazes de recarregar 483 km de alcance em 18 minutos. A nova bateria de estado sólido em que Mullen está trabalhando usa uma tecnologia de polímero, que eles afirmam ser um avanço significativo em relação às atuais baterias de íons de lítio.

“Realizamos testes bem-sucedidos e começaremos o desenvolvimento de nível mais avançado em seguida”, disse David Michery, CEO e presidente da Mullen Automotive.

“Resumindo, testamos nossa célula de 300 Ah (ampere-hora) que rendeu 343 Ah a 4,3 volts, e os resultados superaram todas as expectativas. Podemos dizer com quase certeza que esta tecnologia, uma vez implementada no Mullen Five, entregará mais de 900 km de autonomia com uma única carga completa”, acrescentou o CEO.

Startup já trabalha em outras patentes para carregamento de carros elétricos utilizando tecnologias de lítio-enxofre e lítio-ferro-fosfato

Embora a tecnologia pareça bastante promissora, vale ressaltar que a Mullen produzirá seus cinco crossovers de primeira geração usando a antiga tecnologia Li-Ion. A bateria da Mullen está projetada para ser lançada no mercado em 2024, então ainda teremos muito tempo antes de vermos a primeira aplicação comercial das baterias de estado sólido desenvolvidas pela empresa.

Na verdade, a startup só espera realizar o primeiro teste de protótipo no veículo em 2025. A startup Mullen também informou, em seu portal oficial, que não está colocando todos os ovos na mesma cesta. Além das células de polímero de estado sólido, a empresa também trabalha em outras tecnologias, incluindo lítio-enxofre e lítio-ferro-fosfato.

O objetivo final da startup é encontrar o melhor compromisso entre eficiência, densidade de energia, custos e riscos. O elétrico Mullen Five foi apresentado no ano passado durante o Los Angeles Auto Show com especificações promissoras e um preço inicial de US$ 55.000. A bateria de 95 kWh permite um alcance estimado de 523 km, quase metade do que a nova bateria de polímero de estado sólido promete oferecer, se for bem-sucedida.

Sobre a empresa

Mullen é uma empresa sediada no sul da Califórnia que possui e faz parceria com vários negócios sinérgicos, todos trabalhando com o mesmo objetivo de criar veículos elétricos e soluções de energia limpas e escaláveis.

Atualmente, a startup Mullen está trabalhando diligentemente para fornecer opções de veículos elétricos construídos inteiramente nos Estados Unidos e feitos para se encaixar perfeitamente na vida do consumidor americano.

Relacionados
Mais recentes