Startup de energia solar desenvolveu painéis solares totalmente transparentes

Valdemar Medeiros
por
-
26-07-2020 10:02:51
em Energia Renovável
Energia solar - startups - energia renovável Pesquisador da Startup californiana demonstrando o painel solar transparente

E se todas as janelas da sua casa pudessem gerar energia solar? Uma startup de Redwood City, Califórnia, acha que sua tecnologia pode conseguir isso, transformando a maneira como a energia solar é coletada e aproveitada, por meio de painéis solares transparentes

A Ubiquitous Energy desenvolveu painéis solares transparentes para criar suas janelas ClearView Power, um tipo de “vidro solar” que pode transformar a luz do sol em energia sem a necessidade dos painéis opacos cinza-azulados aos quais essas células geralmente estão associadas. A empresa, criada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 2012, espera usar essa tecnologia para transformar praticamente qualquer superfície de vidro comum em uma energia solar.

Leia também:

Enquanto várias empresas estão trabalhando em produtos similares, a tecnologia ainda está nos estágios relativamente iniciais. É um dos vários produtos emergentes que aproveitam a energia solar. Isso acaba incluindo outros como bombas de irrigação e um “forno solar” que pode ser usado para fazer cimento e aço. Outrossim, o estado de origem da Ubiquitous Energy na Califórnia é um dos primeiros a exigir que cada nova casa incorpore alguma forma de tecnologia solar.

Vídeo explicativo dos pineis solares transparentes

O núcleo do produto é um corante orgânico que pode ser usado para revestir superfícies de vidro

O corante permite a passagem da luz solar visível, como as janelas normais, mas captura os raios infravermelhos invisíveis dessa luz solar.”Corantes absorvedores de luz são encontrados ao nosso redor. Eles estão em tintas, em pigmentos para roupas e até em dispositivos eletrônicos”, disse Barr.

“Inegavelmente, o que fizemos foi projetar esses corantes para absorver seletivamente a luz infravermelha e também convertê-la em eletricidade”.

Qual a desvantagem desse processo na Energia solar?

“A desvantagem básica é a eficiência relativamente baixa”, disse Anne Grete Hestnes, professora de arquitetura da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, especializada em energia solar. “No entanto, é tudo uma questão de preço. Desse modo, se as células transparentes são mais baratas e se cobrem uma área relativamente grande … pode ser a melhor solução”, acrescentou.

Por fim, Barr disse que os painéis transparentes da Ubiquitous Energy podem produzir até dois terços da energia que os painéis tradicionais produzem. E ele disse que eles custam cerca de 20% mais para instalar do que uma janela comum, um custo que ele afirma ser compensado pela eletricidade que eles geram.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe