Novo navio Sohar Max é eleito o maior navio eólico do mundo e promete reduzir até 3 mil toneladas de CO2. Entenda como funciona o navio movido a energia eólica que pesa 400 mil toneladas.
O navio Sohar Max é visto como um ícone da inovação na navegação sustentável, trazendo uma nova perspectiva ao transporte marítimo. Equipado com imponentes rotores de 35 metros de altura, o navio movido a energia eólica utiliza tecnologia de ponta para explorar o potencial da fonte renovável. Essa abordagem destaca o compromisso do maior navio eólico do mundo com a eficiência energética e marca um passo decisivo rumo à redução das emissões de carbono, um desafio fundamental para a indústria naval.
Navio Sohar Max pesa 400 mil toneladas
Mais do que um simples avanço tecnológico, o navio movido a energia eólica simboliza a transformação do setor marítimo. Sua proposta une eficiência e sustentabilidade, estabelecendo novos parâmetros para o futuro do transporte de cargas. A união de inovação e responsabilidade ambiental faz dele um marco para a navegação global.
Em outubro de 2024, o maior navio eólico do mundo, um mineraleiro de 400 mil toneladas, se tornou o centro de um experimento revolucionário. Seu convés foi transformado em uma plataforma de testes para cinco velas de rotor, estruturas cilíndricas desenvolvidas pela britânica Anemoi.
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Essas turbovelas do navio Sohar Max utilizam o efeito Magnus, um fenômeno físico que gera empuxo adicional ao girarem, reduzindo significativamente o consumo de combustível. Construído em 2012 na China e pertencente à geração de navios Valemax, o navio movido a energia eólica foi projetado para eficiência energética. Sob liderança da mineradora brasileira Vale, ele passou por uma modernização em um estaleiro chinês para acomodar essa tecnologia inovadora.
Maior navio eólico do mundo reduz até 3 mil toneladas de CO2
Os testes iniciais, realizados em uma viagem entre a China e o Brasil, foram um sucesso. As velas de rotor do navio Sohar Max demonstraram sua eficácia, permitindo uma economia anual de 6% no consumo de combustível. Isso se traduz em 3 mil toneladas de CO2 a menos na atmosfera, um impacto ambiental importante para um setor historicamente poluente.
A adoção de velas de rotor navio movido a energia eólica faz parte do programa Ecoshipping da Vale, que visa reduzir a pegada de carbono de sua frota. O sucesso desse experimento já impulsionou planos para equipar outro mineraleiro, o NSU Tubarão, até 2025.
Regulamentações internacionais, como a classificação CII e o índice EEXI, têm incentivado o uso de tecnologias que reduzem emissões. As velas de rotor, compactas e eficientes, complementam os sistemas de propulsão tradicionais e atendem às demandas de sustentabilidade. Além disso, a funcionalidade retrátil dessas turbovelas do maior navio eólico do mundo garante que a capacidade de carga e as operações portuárias permaneçam inalteradas.
Como funcionam as velas do navio Sohar Max?
Os parceiros do projeto do navio movido a energia eólica, incluindo o proprietário omanense Asyad, veem nessas velas uma solução viável para embarcações de grande porte. Especialistas da Anemoi estão confiantes de que os dados coletados no maior navio eólico do mundo ajudarão a aprimorar essa tecnologia, abrindo caminho para uma transformação significativa no transporte marítimo.
As velas de rotor, também chamadas de rotores de Flettner, operam de forma única. Utilizando o efeito Magnus, essas turbovelas captam o vento ao girar, criando um empuxo que reduz a necessidade de combustível. Sua compactação é uma vantagem adicional, visto que ocupa pouco espaço no convés e pode ser recolhida para facilitar operações portuárias.
Com benefícios como redução de custos e emissões, o equipamento também ajuda armadores a cumprir rigorosos regulamentos internacionais de emissão. O uso dessas velas no navio Sohar Max demonstra que a inovação pode alinhar eficiência operacional com compromisso ambiental.