MENU
Menu
Início Siemens Gamesa coloca em operação a sua primeira turbina eólica gigante com pás recicláveis

Siemens Gamesa coloca em operação a sua primeira turbina eólica gigante com pás recicláveis

10/08/2022 às 10:12
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Siemens coloca em operação a sua primeira turbina eólica gigante com pás recicláveis
Turbina eólica reciclável – imagem: Siemens Gamesa

Essa de fato é a primeira operação comercial das novas pás recicláveis da Siemens Gamesa, nas turbinas eólicas que ficam no parque de Kaskasi, na Alemanha.

Finalmente, as primeiras pás eólicas recicláveis da empresa Siemens Gamesa estão rodando em uma turbina eólica, que fica no parque eólico offshore da cidade de Kaskasi, na Alemanha. Essa é a primeira instalação e operação a nível comercial de tecnologia de turbina eólica com pás eólicas recicláveis.

Pás eólicas recicláveis da Siemens finalmente entraram em operação no parque eólico de Kaskasi

O conjunto de pás eólicas recicláveis altamente tecnológicas da Siemens Gamesa recebeu o nome de ‘RecyclableBlade’. As pás eólicas recicláveis instaladas nas turbinas do parque foram fabricadas a partir de diversos materiais embutidos em resina.

Artigos recomendados

De acordo com explicações dadas pela Siemens Gamesa, a respeito da fabricação das pás, a separação da resina, fibra de vidro, madeira, dentre outros materiais, é feita através de uma solução ácida suave.

A Siemens destaca ainda que os materiais podem então entrar na economia circular, fazendo com que sejam criados novos produtos, tais como malas ou invólucros de tela plana, sem que seja necessário recorrer a outros ou mais recursos brutos.

Processo de desenvolvimento da tecnologia das pás eólicas da Siemens Gamesa

Lâmina reciclável Siemens Gamesa – Reprodução/Youtube

Toda a parte de tecnologia das pás eólicas ‘RecyclableBlade’ foi desenvolvida na cidade de Aalborg, na Dinamarca. Já as lâminas foram fabricadas na cidade de Hull, no Reino Unido. As naceles foram fabricadas e instaladas em Cuxhaven, na Alemanha.

O plano da Siemens Gamesa é tornar todas as suas pás de turbinas eólicas 100% recicláveis até o ano de 2030, além de tornar todas as suas turbinas eólicas em 100% recicláveis até o ano de 2040.

A promessa de levar a tecnologia da RecyclableBlade, da Siemens, ao mercado em apenas 10 meses, foi de fato cumprida, pois as pás eólicas foram lançadas em meados de setembro de 2021 e a instalação dentro do projeto do parque Kaskasi da RWE foi no mês passado, em julho.

Sem sombra de dúvidas, é louvável e impressionante como a entrega das pás eólicas ao mercado foram de fato dentro do prazo. Com toda certeza, esse ritmo é o que todas as empresas de tecnologia precisam seguir, para que seja viável o aumento da capacidade de geração de energia renovável suficientemente para combater a emergência climática global.

Características das pás eólicas

O parque offshore Kaskasi, onde se encontra a turbina eólica de 342 megawatts (MW) está sob responsabilidade de sua proprietária, a empresa de energia RWE, localizada na Alemanha. A RWE fica a cerca de 35 km ao norte da ilha de Helgoland, no Mar do Norte alemão.

A Siemens não especificou detalhadamente a respeito de quantas das turbinas eólicas 38 SG 8.0-167 DD o parque eólico offshore contará com o RecyclableBlade, mas apenas relatou que “algumas turbinas eólicas” serão recicláveis.

As turbinas eólicas da empresa estão sendo apresentadas pela empresa como as “lâminas recicláveis Siemens Gamesa B81 feitas à mão, cada uma com um comprimento de 81 metros”.    

Conheça a Siemens Gamesa

A Siemens Gamesa já atua há 40 anos no mercado, investindo em um potencial ilimitado na energia eólica, que vai desde a alimentação de grandes fábricas e centros comerciais, até a iluminação de casas e residências ao redor do mundo.

A Siemens possui uma liderança tecnológica há anos, desde que foram fabricadas as primeiras turbinas eólicas até os majestosos projetos offshore.

Atualmente, a Siemens Gamesa possui uma visão diferenciada sobre a realidade, e desde que as empresas de tecnologia se fundiram em 2017 e foram criados os primeiros geradores eólicos, abriu espaço para que cada dia mais fosse possível crescer no mercado. A Siemens Gamesa é responsável pela criação de vários parques eólicos em diversas partes do mundo.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR