Início Setor de energia eólica offshore do Ceará busca preparar profissionais para atuarem na área, devido ao aumento exponencial da demanda por energia renovável no mercado e a escassez de mão de obra qualificada

Setor de energia eólica offshore do Ceará busca preparar profissionais para atuarem na área, devido ao aumento exponencial da demanda por energia renovável no mercado e a escassez de mão de obra qualificada

29 de junho de 2022 às 21:49
Compartilhe
Siga-nos no Google News
energia eólica, offshore, Rio de Janeiro
Imagem de Norbert Pietsch / Fonte: Pixabay

Com carência de mão de obra qualificada, setor de energia eólica busca profissionais para atuarem na área de energia renovável no Ceará

O Ceará possui grande competência para produzir energia renovável e isso coloca o Estado em uma posição de destaque no mercado de energia do Brasil. Com isso, o Ceará tem trazido diversos investimentos para área de energia renovável, como as plantas eólicas em alto mar (energia renovável offshore), que está cada vez mais necessitando de mão de obra hábil. 

O Ceará é o terceiro estado com a maior capacidade de usinas eólicas instaladas no País, tendo cerca de 2.496,94 MW, totalizando 97 usinas e aproximadamente 1.121 aerogeradores. Em primeiro lugar, o Rio Grande do Norte aparece com cerca de 6.435,63 MW e em segundo lugar está a Bahia, com cerca de 5.572,95 MW de capacidade.

Artigos recomendados

Mão de obra qualificada

O trabalho no setor de energia eólica necessita de habilidades técnicas, como atividades em grandes alturas, uma vez que as torres eólicas possuem altura a partir de 80 metros e, no offshore, as torres que produzem energia renovável eólica podem chegar a 220 metros. 

Empresa espanhola capacita profissionais para atuarem na área de energia renovável no Ceará

A empresa espanhola Airbox, que atua desde 2019 no Ceará, é especializada em capacitar profissionais que buscam trabalhar com alpinismo industrial, um setor que tem aumentado gradativamente com a alta do setor de energia renovável eólica e necessita grandemente de mão de obra capacitada. Como afirma Henrique Fairbanks, diretor administrativo da Airbox no Ceará, “A área está tendo um crescimento exponencial”.

“Muitos dos funcionários que chegam com o objetivo de se capacitarem na área já estão pré-contratados pelas empresas, sendo mandados para efetivarem o treinamento e poderem começar a trabalhar assim que estiverem devidamente qualificados”, completa Henrique. 

Ainda, para o diretor, o aumento da busca por capacitação e treinamentos para trabalhar na área de energia renovável eólica indica a ascensão do setor. Cursos como o Basic Safety Training (BST), que é indicado para a Certificação GWO (Global Wind Organization), são solicitados para a mão de obra da indústria eólica.

“É uma certificação importante, usada no mundo todo, que padroniza o trabalho de qualquer colaborador que tenha acesso ao parque eólico. É um curso que demanda um bom preparo físico. O maior desafio é vencer o medo de altura”, diz Henrique. 

A empresa Airbox possui ainda uma área de cerca de 1.200 m2 destinada aos treinamentos dos profissionais que desejam atuar na área de energia renovável eólica offshore do Ceará. Na área destinada para os treinamentos, os profissionais são treinados em construções que imitam as torres de energia eólica, espaços confinados, além de outros componentes.

“Nós possuímos certificações necessárias e um centro de treinamento indoor para capacitar pessoas, gerar oportunidades e contribuir para o desenvolvimento de mão de obra no Estado do Ceará”, destaca o diretor da empresa. 

Atuação da empresa Airbox

Além de capacitar os profissionais, contribuindo com a mão de obra no Ceará, a Airbox também fornece locação, venda e manutenção de máscaras de proteção, detectores de gás portáteis para a elaboração de projetos e instalações de sistemas de linhas de vida e também trabalha com preparação de brigadas contra incêndios.  

Para o setor de energia eólica, a Airbox proporciona serviços de tratamento e pintura nas torres eólicas, reparos estruturais e estéticos, limpeza e inspeção dos componentes do aerogerador e de pás em campo.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes