MENU
Menu
Início Após fechar grandes acordos, Governo do Ceará quer atingir meta de ter 24 empresas envolvidas no hub de hidrogênio verde estado

Após fechar grandes acordos, Governo do Ceará quer atingir meta de ter 24 empresas envolvidas no hub de hidrogênio verde estado

27 de junho de 2022 às 11:22
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Ceará - hidrogênio verde - hub de hidrogênio - investimentos - empresas
Tanque em planta de energia em Brandenburg, na Alemanha, onde hidrogênio verde é produzido por energia eólica: projetos para combustível no Nordeste do Brasil (Foto: Fabian Sommer / dpa / AFP – 28/08/2021)

Governo do Ceará já conta com 20 projetos para o Hub de hidrogênio verde e a estimativa é que mais 4 contratos sejam assinados com outras empresas, formando um total de 24 companhias envolvidas no projeto.

O Governo do Ceará está bem perto de expandir um pouco mais a rede de empresas dispostas a investir no hub de hidrogênio verde. De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico e trabalho do Ceará, Maia Júnior, se todas as negociações com as empresas forem confirmadas, o Ceará pode ter 24 empresas investindo no novo Hub de hidrogênio verde.

Governo do Ceará já conta com 20 empresas envolvidas no projeto doo hub de hidrogênio verde

Ceará receberá HUB de hidrogênio verde – Reprodução/Youtube

De acordo com Maia Júnior, está se falando com uma das empresas para celebrar os contratos, tendo em vista que há uma fase de protocolo, após uma de pré-contratos, e só então entra no desenvolvimento e eles poderão desenvolver os projetos chamando empresas de engenharia para que os estudos aos boards sejam detalhados.

Artigos recomendados

Maia complementa, que há 20 empresas interessadas no hub de hidrogênio, com 18 já assinadas e 2 para assinar e mais 4 negociando, então é possível que o Governo do Ceará possa chegar a 24 empresas. Desse modo, o estado do Ceará contará com um portfólio impressionante em comparação aos outros estados.

As afirmações foram feitas durante o seminário “Dois anos do plano de retomada das atividades econômicas e comportamentais” do Governo do Ceará, realizado na última quinta-feira (23), no auditório da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Entretanto, ainda não há muitas informações sobre a origem destas empresas, entretanto, foi anunciado já, há algumas semanas, que a Sedet havia iniciado tratativas com empresas do Japão e dos Estados Unidos.

Eleições podem impactar no hub de hidrogênio do estado

O secretário de desenvolvimento econômico também ressaltou que o período de eleições deste ano tem feito com que empresas perdessem o interesse de investir no estado do Ceará, considerando, principalmente, os aportes de longo prazo.

A lista inclui as plantas de hidrogênio verde, usinas de geração de energia eólica offshore e refinarias. De acordo com Maia, a atração continua e estão sendo recebidas grandes empresas todos os dias.

Os investimentos, de refinaria, usinas offshore, hidrogênio verde, são tão gigantes que exigem 4 ou 5 anos de preparação. Usinas grandes como essas, apenas para começar as operações sem que nada aconteça, são gastos R$ 100 milhões, apenas para botar as fichas na mesa.

Elaboramos uma lista com as diversas empresas que já assinaram um memorando de entendimento com o governo do estado, confira:

  • Transhydrogen Alliance;
  • Linde;
  • Qair;
  • Hytron;
  • Total Eren;
  • Neoenergia;
  • Cactus Energia Verde;
  • Fortescue;
  • Engie;
  • Casa dos Ventos;
  • Nexway;
  • Enegix Energy;
  • Diferencial;
  • Eneva;
  • AES Brasil;
  • H₂ Green Power;
  • H2helium;
  • White Martins.

Entenda como Hidrogênio Verde é produzido

O hidrogênio é um combustível universal, leve e muito reativo obtido por meio de um processo químico chamado eletrólise. Este método utiliza a energia elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que há na água.

Desta forma, se a energia para a produção do combustível vier de fontes renováveis, então é possível produzi-lo sem emitir nenhum dióxido de carbono na atmosfera. Desse modo, esta forma de conseguir hidrogênio verde pouparia os 830 milhões de toneladas anuais de CO₂ que se originam quando este gás é produzido por combustíveis fósseis.

Substituir o Hidrogênio Cinza mundial significaria 3 mil TWh renováveis adicionais anualmente, parecido com a demanda de energia elétrica atual na Europa. Entretanto, há algumas incógnitas sobre a viabilidade do combustível pelo seu alto custo de produção. Dúvidas como estas desaparecerão de acordo com o avanço da descarbonização do planeta.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR