Na quarta-feira (25), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, discutiu com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), os avanços no fortalecimento da segurança hídrica do Rio Grande do Norte.
As principais demandas encaminhadas sobre a segurança hídrica do Rio Grande do Norte ao ministro são a conclusão da Barragem de Oiticica, a continuidade do projeto Seridó, a construção do Adutor de Água do Agreste
Segurança hídrica do Rio Grande do Norte, cuja primeira fase de execução está sendo preparada pela São Francisco e Parnaíba Corporation Valleys (Codevasf), e Projeto desenvolvido para implantação de obras complementares ao Projeto de Integração do Rio São Francisco.
“Tratamos tanto das obras da transposição do São Francisco relacionadas ao Rio Grande do Norte como das obras de integração à transposição. Saímos daqui com muitos encaminhamentos e, no governo Lula, muitas entregas serão feitas, gerando muitas possibilidades de melhoria do Índice do Desenvolvimento Humano em todo o Nordeste brasileiro”, ressaltou o ministro Waldez Goés.
- Que tal trabalhar como MOTORISTA e receber até 15 MIL FRANCOS? FedEx, a gigante global do setor de logística e transporte, abre vagas na Suíça, França e Portugal
- Rio de Janeiro pode ganhar metrô monumental ligando capital a Niterói após 60 anos de espera, mas com uma condição: sediar os jogos Pan-Americanos
- Estado brasileiro perde todas suas ligações ferroviárias com outras regiões do Brasil e agora precisa de 4 BILHÕES para voltar a se conectar pelo país
- Explosão de Inovação: Implementos São Paulo Revoluciona o Transporte no Setor de Petróleo na Mossoró Oil & Gas Energy
Apodi também entrou na pauta de discussões com investimento de quase 1 bilhão
Também na pauta do encontro estava o garfo Apodi. Os 115,5 quilômetros de infraestrutura hídrica beneficiarão aproximadamente 750 mil pessoas em 54 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará quando concluídos. O investimento federal no projeto é de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões em obras físicas.
“O Ramal do Apodi está com recursos assegurados e, em 2025, essa obra será entregue. Nós sabemos o que significa o Ramal do Apodi para garantir que as águas do São Francisco beneficiem o Rio Grande do Norte como um todo. Quero agradecer ao ministro por toda a sensibilidade, toda a atenção que o ministério está dando para a gente”, enfatizou Fátima Bezerra.
O presidente da Coddasf, Marcelo Moreira, também destacou a importância da reunião desta quarta-feira. “Já trabalhamos em várias obras importantíssimas no Rio Grande do Norte e vamos dar continuidade a cada uma delas, algumas delas já devem ser entregues em 2024, como a primeira parte da Seridó Adutor, que vai viabilizar milhares de milhões de beneficiários”, ele enfatizou.
Também participaram da reunião, por parte da comitiva potiguar, Walter Alves, vice-governador do Rio Grande do Norte; Maria Virgínia Ferreira Lopes, secretária Extraordinária de Gestão de Projetos e Metas Especiais; Gustavo Fernandes Rosado Coelho, secretário de Infraestrutura; Paulo Lopes Varella, secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH); Carlos Nobre de Oliveira, secretário-adjunto da SEMARH; Maria da Guia Cunha Dantas, assessora especial; Odon Júnior, prefeito de Currais Novos.