Município de Itacuruba, em Pernambuco, seria o escolhido para receber até seis Usinas Nucleares, conforme intenção do governo em reviver o programa nuclear brasileiro.
Conforme o Click Petróleo e Gás informou, no mês de janeiro deste ano, o governo já faz, há algum tempo, estudos para escolher a localidade para suas novas plantas nucleares.
A intenção do atual governo é construir até oito Usinas Nucleares e segundo Carlos Mariz, o conselheiro técnico da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), que trabalhou na avaliação destes locais com a Coppe/UFRJ, o melhor local no Nordeste seria o município de Itacuruba, no estado de Pernambuco.
Segundo o especialista, o município foi escolhido, pois teria capacidade de abrigar até seis plantas e está em conformidade com os parâmetros da Coppe/UFRJ, em relação a disponibilidade de água, certa distância da população, estabilidade tectônica e outros fatores.
Além disso, naquele local existe linha de transmissão próxima, estradas, cidades com boa infraestrutura ao redor, tem água e fundação com terreno não arenoso.
-
Pescador japonês passa 18 horas sozinho num ‘abrigo móvel’ que flutua no mar, um barco cartop leve que cabe no teto do carro e dispensa reboque, e lança o modelo Trout Ranger Wild em financiamento coletivo limitado a apenas 500 unidades
-
Aos 73 anos, engenheiro químico decidiu empreender com restauração de sapatos, bolsas e jaquetas de luxo: oficina aberta em São Paulo virou negócio de família e mostra como um ofício antigo pode ganhar valor com couro, pintura e peças raras
-
Megafábrica australiana da Austal ergue um trimarã de 380 pés em dois blocos gigantes que se encaixam, um “prédio flutuante” de US$ 74 milhões capaz de levar 1.100 passageiros e 278 carros a 38 nós, o ferry de alta velocidade que liga as Ilhas Canárias
-
Um finlandês pagou uma pechincha por uma ilha que ninguém queria havia 42 anos, fez o piso de “sete árvores” e o telhado por 400 euros, e hoje mora com a família sem luz nem água encanada, a 35 graus negativos
Suape do Sertão
Ele declarou ainda que o Nordeste seria imensamente beneficiado pela implantação das Usinas Nucleares, pois o Município escolhido se transformaria em uma nova Suape do sertão, devido ao imenso benefício socioeconômico que este projeto poderia trazer para a região Nordeste.
Mariz declarou que “Uma usina dessa vai demandar uma infraestrutura e muitos trabalhadores em torno da obra” e que “seria criado um polo em torno da usina, com indústrias e construções”.
O especialista falou ainda sobre a importância da energia nuclear para o Brasil e citou o exemplo da China, que tem o maior programa nuclear do planeta, disparado. São 45 usinas em operação e outras 13 em construção. E ainda planeja fazer mais 170.
Mesmo o Nordeste sendo um potencial gerador de energia hidrelétrica, eólica e solar, Mariz declarou que estas fontes são intermitentes e quanto maior estas fontes maior será o impacto, ou seja, chuvas, ventos e sol não são controláveis e podem gerar quedas repentinas e citou o Rio São Francisco que está cada vez mais restrito em relação a geração de energia.
