Com a compra de 39 caminhões a gás da Scania, a TrasnMaroni passa a ter a maior frota de caminhões do tipo em todo o Brasil
A Scania acaba de anunciar a venda de 39 caminhões a gás para a TransMaroni. A TransMaroni chega a 50 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra para a história do transporte nacional com a maior frota já adquirida desta solução alternativa ao diesel. Com o negócio, a Scania chega a marca de 150 caminhões a gás vendidos no Brasil. Veja ainda: Scania, que produz caminhões com motores a gás em sua fábrica em SP, mira “pré-sal caipira” e fecha parceria com a Congás para acelerar uso de gás natural e biometano em frota pesada
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Investimentos da transportadora em caminhões a gás
A transportadora inicia um novo posicionamento, que traz a sustentabilidade como prioridade, concluindo um ciclo de investimento na ordem de R$ 50 milhões em várias ações neste campo e não apenas relativo a esta compra. A Scania, que lidera a transição para um sistema de transporte mais sustentável, atinge a marca de 150 caminhões com esta tecnologia desde o início das vendas, em outubro de 2019.
A TransMaroni adquiriu as primeiras 11 unidades da Scania em outubro de 2020. Com o desempenho do produto e a visibilidade gerada por novos negócios, a empresa resolveu comprar outros lotes menores, somando mais 39 unidades encomendadas. No total, a empresa chegou ao histórico volume de 50 caminhões a gás.
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A maior parte dos caminhões a gás, que a transportadora comprou da Scania, já havia entrado na programação de produção de 2021 e as unidades mais recentes estão tendo o prazo de entrega negociado. Os caminhões da marca Scania serão usados nos segmentos alimentício, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce em diversos estados brasileiros.
Qualidade nos caminhões da Scania
Os inéditos caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, possui garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além disso, são mais silenciosos.
Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos, e os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida, o gás do caminhão da Scania é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão, ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel (mais perigoso), pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão.
Veja ainda: Gerdau recebeu um caminhão movido a gás da Scania, para atuar nas operações de mineração, em Minas Gerais
A Gerdau, maior empresa Brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos e aços especiais, recebeu, da Scania, um caminhão movido à gás. Este é o primeiro caminhão movido a gás natural da história da mineração brasileira, que será utilizado na operação da mina de Várzea do Lopes, em Itabirito, no Estado de Minas Gerais.
Desde outubro de 2019, a Scania, empresa sueca fabricante de Caminhões, Ônibus, e Motores a Diesel, vendeu 70 caminhões a gás para diversos setores, como cosméticos e alimentos. O caminhão recebido pela Gerdau será operado pela Fagundes Construção e Mineração S.A.