Prosafe assina contrato com Petrobras para embarcação semissubmersível em offshore

Daiane Souza
por
-
08-11-2021 14:16:44
em Economia, Negócios e Política
Safe Notos assina contrato com Petrobras para embarcação semissubmersível em offshore Prosafes assina contrato com Petrobras para embarcação semissubmersível em offshore — Fonte: Pixabay




A Petrobras, uma das maiores estatais brasileiras, tem um acordo antigo com a Prosafe sobre a construção de embarcações para Offshore. Entretanto, as obras estão com andamento mais lento do que o esperado, tendo previsões somente para o ano de 2022. Inicialmente, a entrega seria em julho de 2020, mas foi afetada com a pandemia da Covid-19.

A Prosafe, empresa responsável pela exploração de embarcações e com ações abertas na Bolsa de Valores de Oslo, firmou uma nova alteração de prazos  com a Petrobras Netherlands B.V. para o oferecimento de floatel semi-submersível para instalação em offshores brasileiras em escala milionária.

O projeto tinha sido estimado com término no mês de julho de 2020. No entanto, a pandemia no país, que desencadeou em mais de 609 mil mortes no Brasil, desencadeou um atraso no andamento das obras e determinou-se o prazo final até novembro de 2021. Ou seja, deveria estar sendo entregue dentro de poucos dias. Mas, novamente o prazo foi alterado, tendo previsões de término somente para o ano de 2022, dentro de seis meses.

Leia também

A Profase é vista, atualmente, como uma das maiores empresas internacionais responsáveis pela produção de embarcações, destacando-se entre os negócios que são realizados com offshores. 

Investimento milionário da Petrobras

O Safe Notos, que é uma embarcação submersível, pode chegar a abrigar mais de 500 pessoas debaixo da água. Ele tem uma capacidade surpreendente e pode ser utilizado em locais estratégicos tanto no campo econômico quanto político. De acordo com a estatal, o investimento para uma das embarcações tem o valor na faixa de US $ 16,2 milhões, com conversão direta sendo superior a mais de R$ 50 milhões. 

Outro ponto que mostra ainda mais sua capacidade e valor, é sobre a quantidade de carga que pode ser levada através do mesmo, chegando a cerca de 300 toneladas em apenas uma viagem. 

Para a Petrobras, o investimento ocorre em um momento estratégico e pode promover a expansão ainda maior da marca, assim como maior competição contra outras concorrentes por meios tecnológicos ainda mais capazes e otimizados. As negociações entre as duas marcas existem desde o ano de 2016, ou seja, há praticamente 5 anos. 

Jesper Kragh Andresen, CEO da Prosafe, argumenta que ficou satisfeito com as parceiras que vem tendo com o Brasil e que esse pode ser um marco histórico para as offshores no Brasil. A empresa Prosafe é líder mundial na produção de embarcações de alojamento semi submersíveis e vem negociando com outras superpotências como os Estados Unidos.

O que é offshore?

De forma sintetizada, uma Offshore é uma empresa que está localizada em paraísos fiscais que contam com uma carga tributária menor de impostos e exigências fiscais. Elas estão presentes não somente no Brasil como em escala mundial. Uma grande parcela delas estão localizadas em ilhas ou até mesmo no mar. 

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Daiane Souza
Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).