1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Rubens Barrichello testa polêmica Tesla Cybertruck de Elon Musk! Será que ele curtiu o veículo de 857 cv? 
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 1 comentários

Rubens Barrichello testa polêmica Tesla Cybertruck de Elon Musk! Será que ele curtiu o veículo de 857 cv? 

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 29/12/2024 às 10:48

Rubens Barrichello enfrentou a futurista Tesla Cybertruck no canal Acelerados. Com 857 cv e polêmicas inovações tecnológicas, a picape dividiu opiniões. Será que os R$ 1,3 milhão valem a ousadia?

O universo automotivo foi sacudido mais uma vez por Elon Musk, agora com a introdução da Tesla Cybertruck, uma picape elétrica que impressiona pelo design ousado e pelos impressionantes 857 cavalos de potência.

Rubens Barrichello, ex-piloto de Fórmula 1 e conhecido entusiasta automotivo, foi convidado a testar a versão “Cyber Beast” do modelo no programa Acelerados.

O resultado, no entanto, trouxe impressões mistas sobre a novidade que divide opiniões entre fãs e críticos.

Cybertruck tem design que remete ao cinema e um desempenho surpreendente

Barrichello não escondeu sua surpresa ao descrever a Cybertruck como um “cruzamento de uma F1000 com o DeLorean de ‘De Volta para o Futuro’”.

Feita de aço inoxidável e dotada de um design futurista, a picape apresenta traços estéticos únicos, que a colocam como uma das mais polêmicas criações da Tesla.

Para o piloto, o visual é digno de um filme como Mad Max, enquanto o interior impressiona pelo excesso de sensores e tecnologias que, segundo ele, podem interferir na experiência de direção.

Ao assumir o volante, Barrichello destacou que a Cybertruck pesa impressionantes 3.129 kg, mas ainda assim consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos, números impressionantes para um veículo desse porte.

Apesar disso, ele apontou desafios no controle do carro: “É esquisito. Não dá para confiar nesse volante porque ele reage com base em sensores, sem a mecânica tradicional”, comentou.

Sensores, tecnologia e o “desafio do volante”

Um dos pontos mais curiosos do teste foi a ausência de uma coluna de direção mecânica tradicional, substituída por sistemas totalmente controlados por sensores.

O volante da Cybertruck se adapta automaticamente à velocidade do veículo, alterando a esterçagem nas curvas de alta e baixa velocidade.

Porém, Barrichello afirmou que essa tecnologia exige um período de adaptação: “Na baixa velocidade, ele vira mais do que precisa, mas, nas curvas rápidas, trava. É como se o volante tomasse decisões por conta própria”, disse.

Durante o teste, a sensação de dirigir a picape foi comparada à experiência de conduzir um kart profissional, muito mais responsivo e técnico do que um kart amador.

“É como aquele amigo que sempre andou em kart de aluguel e, de repente, pega um kart de competição. A precisão é completamente diferente”, brincou.

Velocidade impressiona, mas há desafios nas curvas

A Cybertruck “Cyber Beast” é equipada com três motores elétricos — um no eixo dianteiro e dois no traseiro —, proporcionando uma aceleração brutal.

Em uma das retas do teste, Barrichello alcançou impressionantes 172 km/h.

Contudo, o piloto alertou para o comportamento da picape nas curvas, especialmente devido ao peso e à altura do veículo.

“Ela escapa de traseira ao mesmo tempo que a frente esparrama, tudo por causa do peso e do perfil alto dos pneus”, analisou.

Apesar disso, Barrichello reconheceu a eficiência da Cybertruck em termos de potência e frenagem, considerando o tamanho e o peso do modelo.

No entanto, o volante novamente se mostrou um desafio: “Não é mecânico. Você vira um pouco, e o carro responde demais; vira mais, e ele parece decidir sozinho.”

Custo e mercado brasileiro para a Cybertruck

Outro ponto levantado durante o programa foi o preço da Tesla Cybertruck no Brasil.

A versão “Cyber Beast”, topo de linha, custa cerca de R$ 1,3 milhão no mercado nacional, enquanto versões menos potentes com tração integral (AWD) são vendidas por aproximadamente R$ 1 milhão.

Para Barrichello, o valor elevado e as peculiaridades do modelo podem restringir seu público-alvo a entusiastas com gosto por inovações tecnológicas.

“É um carro que exige paciência e adaptação. Na rua, ele deve ser tranquilo, mas, na pista, ainda é um desafio entender o comportamento do volante e dos sensores. É um veículo para quem gosta de explorar o novo e não se incomoda com uma curva de aprendizado”, afirmou.

Comparação com a rival Rivian R1T

Durante o teste, foi levantada a questão de se a Cybertruck poderia superar a Rivian R1T, atual líder de desempenho no segmento de picapes elétricas.

A R1T, que possui 847 cavalos de potência, detém o recorde da volta mais rápida no circuito de testes do programa Acelerados, com um tempo de 1:06.555. Barrichello conseguiu completar uma volta com a Cybertruck em 1:06.0, estabelecendo um novo recorde.

“Ela tem uma aceleração impressionante e muita potência, mas exige muito do piloto. Nas curvas, você precisa segurar bastante devido ao peso e à altura. É diferente de tudo que já testei”, afirmou.

Inovação que divide opiniões

O teste da Tesla Cybertruck deixou claro que, embora seja um marco em termos de inovação e design, o modelo ainda desperta dúvidas em relação à dirigibilidade e à adaptação às pistas.

Para Barrichello, é um carro que promete muito, mas que pode frustrar aqueles que buscam uma experiência mais convencional.

“É um desses carros que, com mais voltas, você vai aprendendo a explorar melhor. Certamente, a Tesla Cybertruck é uma das maiores ousadias da indústria automotiva nos últimos anos”, concluiu o piloto.

O que você acha? Vale pagar mais de R$ 1 milhão por um carro tão ousado? Compartilhe sua opinião nos comentários!

  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Elcio Ferreira
Elcio Ferreira
30/12/2024 12:30

Preciso ganhar um Tesla Cybertruck, pra realmente ter uma opinião mais detalhada!
Elon Musk, aea, Tem Coragem???

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x