ROV da multinacional DOF Subsea, é arrastado pela força da ressaca até praia no litoral do Rio de Janeiro


Um robô submarino, conhecido como ROV, equipamento que é operado remotamente, foi arrastado pela força da ressaca até a Praia de Barra Nova, em Saquarema, Rio de Janeiro.

O ROV apareceu no local nesta quinta-feira, 18 de julho e chamou a atenção de quem passava pelo local. A área precisou ser isolada para garantir a segurança dos moradores e banhistas, que estavam se arriscando na praia para chegar perto da máquina. Segundo a Prefeitura de Saquarema, a Petrobras foi comunicada sobre o caso e entrou em contato com a empresa responsável pelo equipamento.

Veículos como esse são utilizados em grande profundidade e tem como função a supervisão e montagem de equipamentos de exploração e produção em grandes profundidades.

Por meio de nota, a Petrobras disse que o equipamento pertence a empresa DOF Subsea Brasil, que não estava realizando operações para a Petrobras na ocorrência do incidente.

Segundo informações, o ROV pode pertencer ao navio “Skandi Commander”, e estava realizando testes de aceitação. A companhia assinou, recentemente, um projeto de três anos com a Petrobras, e esse navio estaria incluso no projeto.

Em nota, a DOF Brasil informou que o equipamento fica instalado a bordo de uma das embarcações de apoio marítimo da empresa e se desprendeu no início da noite desta terça-feira, 16 de julho por conta das condições do mar nos últimos dias.

“Mesmo com as condições climáticas desfavoráveis, iniciamos as buscas pelo ROV imediatamente após o ocorrido. Hoje (18/07), durante as operações, o ROV foi encontrado na praia de Saquarema, RJ. A empresa já mobilizou recursos e está retirando o ROV da praia”, concluiu o comunicado.

No início da noite de quinta-feira, a Prefeitura informou que a área foi interditada para a retirada do equipamento do local.

Informações do Portal LSM – Central de Notícias Maricá

Confira o Vídeo

Flavia Marinho

About Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e experiente na indústria de construção naval. OBS: Não contratamos, então não envie currículos! Informações sobre empregabilidade apenas no site.