Foi realizada na Câmara de Vereadores de Tapejara no Rio grande do Sul, na terça-feira (16) uma solenidade que marcou a assinatura do contrato de licitação, para que comece a instalação da usina de energia solar fotovoltaica no município. Serão utilizadas placas solares, que produzem eletricidade a partir do calor e da luz do sol.
O prefeito Rodrigo Pezão e seu vice Rogério Francischini participaram da solenidade de assinatura, bem como vereadores, lideranças, o empresário Edmar Arruda, o presidente da Câmara Jair Perez, Ramiro Cândido de Souza Júnior, diretor do SAMAE, além de representantes das empresas vencedoras e demais servidores.
O audacioso projeto de geração de energia solar visa atender grande parte do setor público, atendendo a demanda na iluminação pública, prédios públicos e SAMAE. As lâmpadas que serão utilizadas são 100% de Led, levando maior economia ao consumidor.
Segundo o empresário e ex-deputado Edmar Arruda, Tapejara poderá se tornar a segunda cidade brasileira e a primeira do Rio Grande do Sul a implantar esse tipo de usina para geração de energia limpa e renovável.
“A cidade se torna um exemplo para o Brasil e entra para história”, disse o empresário.
O prefeito Rodrigo Pezão falou sobre a importância do projeto e os empregos que serão gerados no decorrer da execução do mesmo:
“Fizemos muito no primeiro mandato, mas este projeto ficará marcado pela grandeza e o ganho econômico da população tapejarense com a instalação da usina de energia solar fotovoltaica”
O projeto terá um investimento em torno de R$ 15 milhões, por uma parceria público-privada. A estimativa é que após 72 meses, o município de Tapejara passará a economizar mais de R$ 70 milhões em 19 anos.