1. Início
  2. / Indústria
  3. / Revelada a localização da maior reserva de ouro do MUNDO: com mais de 8 mil toneladas, esta nação lidera a corrida global pelo metal mais nobre e valioso!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 13 comentários

Revelada a localização da maior reserva de ouro do MUNDO: com mais de 8 mil toneladas, esta nação lidera a corrida global pelo metal mais nobre e valioso!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/06/2024 às 22:55
Revelada a localização da maior reserva de ouro do mundo
Foto: maior reserva de ouro do mundo

Com mais de 8 mil toneladas do metal valioso, a maior reserva de ouro do mundo está há anos fincada em um único lugar, confira!

Os bancos centrais de todos os países do mundo mudaram suas estratégias e desde o ano de 2010 passaram a ser aqueles que mais vendem do que compram, em relação ao ouro. Em meados de 2018, a atividade cresceu cerca de 36% no setor, chegando à 366 toneladas, um aumento considerável em relação aos anos anteriores. Nos dias atuais o cenário não está diferente, pois o ouro se valoriza no mercado ano após ano, se mantendo no topo dos metais mais vendidos/comprados no mundo inteiro. E desde 2017, um país ocupa o 1º lugar no ranking dos 10 bancos centrais com a maior reserva de ouro do mundo.

País com a maior reserva de ouro do mundo

Maior reserva de ouro nos EUA: Desde 2017 os Estados Unidos ocupam o 1° lugar com a maior reserva de ouro do mundo, possuindo mais de 8 mil toneladas de ouro em seus cofres. Em seguida, vem a Alemanha, com mais de 3 mil toneladas de ouro e a Itália, com mais de 2 mil toneladas.

Durante o sistema econômico de Bretton Woods, os EUA se ofereceram para guardar o ouro em troca de dólares. Há relatos de que ao menos 95% da reserva de ouro mundial ficou guardada com os norte-americanos. Anos depois foi constatado que a maior reserva de ouro nos EUA se consolidou justamente naquela época, pois mais de 75% das reservas estrangeiras continuam nos cofres dos EUA.

Em contraponto, temos a Rússia como a maior compradora de ouro, com mais de 224 toneladas, segundo a pesquisa da GFMS, uma consultoria especializada em análise do mercado de metais. O ano de 2018 obteve forte demanda de ouro, segundo o World Gold Council (WGC). O WGC constatou que a demanda no primeiro trimestre de 2018 cresceu cerca de 42%, com compras totais de 116,5 toneladas de ouro.

Veja a lista de países com a maior reserva de ouro do mundo

10 – Índia

O Banco da Índia guarda cerca de 557,3 toneladas de ouro. O valor é equivalente à 9,9% das reservas do país. Com população de 1,25 bilhões de pessoas, a Índia pode ser considerada uma das grandes consumidoras do metal.

09 – Holanda

A Holanda tem cerca de 52% de suas reservas em forma de ouro, equivalente à 612,45 toneladas. Com o problema de segurança em Amsterdã, o país transferiu cerca de 139 mil quilos de ouro para o Cash Center em 2022.

08 – Japão

Desde os anos 60, o Japão vem expandido sua reserva de ouro, possuindo atualmente cerca de 765,2 toneladas do metal precioso, totalizando 2,4% de suas reservas estrangeiras.

07 – Suíça

A Suíça possui 6,7% de reserva de ouro, cerca de 1.040 toneladas. Ao longo da Segunda Guerra Mundial, o país se consolidou como centro comercial do ouro, mas atualmente esse papel está com Hong Kong e China.

06 – Rússia

A reserva de ouro da Rússia possui cerca de 970 toneladas atualmente, consolidada como a maior compradora de ouro no mundo.

05 – China

Com o papel de maior produtor de ouro do mundo, a China atualmente possui 2.257 toneladas de ouro nos seus cofres.

04 – França

A França possui em torno de 2.435,7 toneladas em sua reserva de ouro. Apesar da queda nos investimentos do metal, o país permanece ocupando o 4º lugar no ranking de maior reserva de ouro do mundo.

03 – Itália

Em 3º lugar, a Itália possui atualmente cerca de 2.451,8 toneladas de ouro em seus cofres. Diferentemente de outros países, a Itália não teve muitas oscilações no valor de seus cofres.

02 – Alemanha

Em 2º lugar, a Alemanha atualmente está com 3.381 toneladas de ouro, cerca de 68,9% de suas reservas estrangeiras. No ano de 2017, o Banco Central da Alemanha fez um anúncio, dizendo que iria repatriar em torno de 743 toneladas de ouro dos cofres de Paris e Nova York, avaliados em mais de 30 bilhões de dólares. Essa medida foi necessária para aumentar a confiança na produção do metal e acabar de vez com a preocupação sobre a reserva de ouro alemã cair nas mãos da Rússia.

01 – Estados Unidos

E liderando o ranking, consolidado há anos como a maior reserva de ouro do mundo, os Estados Unidos possuem mais de 8 mil toneladas de ouro em seus cofres. Mesmo que nos últimos 50 anos tenham acontecido algumas quedas em investimentos e afins, a maior reserva de ouro nos EUA ainda possui cerca de 74,9% do metal precioso internacional.

De fato, os Estados Unidos é um dos poucos países com a reserva de ouro mais estabilizada do mundo, algo que garante aos norte-americanos esse merecido 1º lugar.

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
13 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x