1. Início
  2. / Indústria
  3. / Retomada da fábrica que foi da Ford na Bahia é negociada pelo governo Lula
Tempo de leitura 2 min de leitura

Retomada da fábrica que foi da Ford na Bahia é negociada pelo governo Lula

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 27/02/2023 às 21:56
Fábrica, Ford, SP
Foto: Reprodução gazetadopovo.com

Parceria com investidores chineses pode ajudar a “reaquecer importantes polos industriais do Nordeste”

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, anunciou neste sábado (25) no Twitter que o governo federal está fazendo negócios para a retomada da fábrica que era da Ford em Camaçari, na Bahia, com investidores chineses. Com isso, o governo espera “reaquecer importantes polos industriais do Nordeste”, como disse Marinho. Após a notícia ser divulgada pela Veja, ela foi confirmada pelo ministro em seu perfil na rede social.

A Ford encerrou sua produção de veículos no Brasil em janeiro de 2021. E, além de Camaçari, a montadora americana também tinha fábricas em Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Segundo a Veja, os chineses pretendem utilizar o espaço para a produção de carros elétricos.

Após o encerramento da produção da Ford no Brasil, a montadora ainda manteve outras fábricas na América do Sul

Depois de decidir encerrar sua produção no Brasil, a Ford ainda manteve as fábricas na Argentina e no Uruguai na América do Sul. Além disso, a montadora americana seguiu com o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo, o que torna questionável sua desistência em relação ao país.

Sobre os próximos passos da negociação que está sendo realizada para retomar as fábricas fechadas pela Ford, ainda não foram dados mais detalhes pelo governo. Veja o que Luiz Marinho escreveu no Twitter:

“Governo @lulaoficial negocia a retomada da FORD na Bahia, com isto, reaquecendo importantes polos industriais do Nordeste.” Disponível em: https://t.co/78KlG2KB0d.

A perda de empregos causada pelo fechamento da Ford no Brasil pode ser recuperada pela retomada das fábricas

Se o posicionamento do ministro Luiz Marinho for analisado, entre janeiro a novembro de 2021, a produção de veículos fechou 4,8 mil empregos formais na Bahia – dos quais 4,6 mil foram em Camaçari, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do IBGE.

Não caiu no esquecimento de ninguém que, quando a Ford deu fim à sua produção no país, mais de 5 mil demissões aconteceram entre Brasil e Argentina. Entretanto, reativar uma fábrica na Bahia pode movimentar o setor e abrir novas vagas de emprego para os trabalhadores da região.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a região tem grande importância, já que foi um de seus principais colégios eleitorais nas eleições de 2022. Também vale lembrar que Camaçari é um polo industrial do Nordeste e a quarta cidade mais populosa da Bahia. Assim, a retomada da antiga fábrica da Ford pode ser uma ação estratégica feita pelo governo.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos