Início Regiões remotas do Brasil podem ser beneficiadas com queda nos preços de produtos impulsionada pelas operações de cabotagem, graças ao Programa BR do Mar

Regiões remotas do Brasil podem ser beneficiadas com queda nos preços de produtos impulsionada pelas operações de cabotagem, graças ao Programa BR do Mar

27 de julho de 2022 às 23:13
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Uma pesquisa realizada pelo ONTL recentemente apontou que, além de contribuir para a diversificação da matriz de transportes no Brasil, os preços do transporte de cargas por cabotagem com a BR do Mar se tornarão ainda menores no país.
Foto: Governo Federal

A Cabotagem pode reduzir valor de produtos em regiões remotas e assim, beneficiar esses locais mais afastados. BR do Mar, programa de incentivo à cabotagem tem como objetivo fazer a diferença e trazer vantagens para estas regiões.

Na última quarta-feira, (27/07), foi anunciado que as regiões remotas do Brasil podem ser beneficiadas com queda nos preços de produtos impulsionada pelas operações de Cabotagem, isso acontece com a criação do programa BR do Mar que incentiva o processo, visando fazer a diferença para os locais mais afastados do país.

Novo projeto tem como objetivo trazer mais qualidade para as regiões remotas do Brasil

Nesse sentido, é importante salientar que, atualmente, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda existem locais que, por viverem mais afastados dos grandes centros, sofrem com os impactos negativos no abastecimento de itens mais que essenciais para o cotidiano, como produtos de higiene básica. Dessa forma, a Cabotagem é um ponto muito importante para combater esse problema.

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De acordo com dados do Projeto Povos Ribeirinhos, lançado no ano de 2020, uma iniciativa da Secretaria Geral das Missões (SGM) que visa dar apoio às ações que beneficiam à qualidade de vida das comunidades ribeirinhas brasileiras, 37 mil pessoas vivem de forma isoladas, à beira dos rios que cortam o maior estado brasileiro, o Amazonas, cujo acesso só é possível de barco. Por isso, o processo de cabotagem assume um papel fundamental para atender às necessidades dos locais mais afastados do país.

“O Brasil possui praticamente 8 mil quilômetros de costa litorânea, facilitando a escolha pela cabotagem como principal modal de conexão do país. Com isso, os custos dos produtos transportados através do navio podem ser reduzidos entre 15% a 20% em relação ao modal rodoviário. Isso pode impactar positivamente o custo de vida de toda uma região”, destaca Valter Branco, Gerente de Transportes Multimodais da Mercosul Line.

O processo de Cabotagem será feito pelo grupo da Mercosul Line

Desse modo, a Mercosul Line, é um armador brasileiro parte do Grupo CMA CGM, e também um player global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas, que opera a logística multimodal, utilizando a cabotagem como principal modal operacional para garantir um serviço sem interrupções a seus clientes. Usando como exemplo o estado do Amazonas, a Mercosul oferece à região o serviço do tipo BRACO, uma linha operacional com rápido transit line, ligando o sul e o sudeste com o norte do país.

Isso porque o acesso em boa parte da região é inviável pelos transportes terrestres e, sendo assim, a logística integrada é essencial, pois visa o fácil acesso ao rio Amazonas. Além disso, o processo de cabotagem tem como vantagens adicionais a questão da diminuição de custos e também da sustentabilidade, uma vez que ela emite, no mínimo, cerca de cinco vezes menos CO2 quando comparada ao modal ferroviário.

A cabotagem também garante mais segurança, menor número de avarias, melhor gerenciamento e custos competitivos, além de possuir um lead time também competitivo e diminuir as distâncias, o mais importante para essas regiões remotas.

“Os nossos navios transportam grandes lotes de contêineres dos mais variados segmentos, atendendo os principais portos do Brasil. O avanço do estoque para os centros de distribuição permite que os pedidos dos clientes das áreas remotas sejam atendidos com maior agilidade e eficiência; por isso, o transporte de cabotagem tem participação fundamental na estratégia logística e de distribuição para atendimento das regiões que estão distantes dos centros urbanos e que possuem difícil acesso”, afirma Alexandre Souza, Diretor Comercial da Mercosul Line.

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