Quantidade de energia gerada por usinas termoelétricas sobe e com isso, sobem também as tarifas na conta de luz

Roberta Souza
por
-
16-03-2021 09:20:51
em Economia, Negócios e Política
termoelétricas, energia, conta de luz Fonte: reprodução – Via Google

A energia proveniente de usinas termoelétricas, fonte mais cara comparado à hidrelétricas, está sendo utilizada por conta da escassez de chuvas, encarecendo a conta de luz

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a geração de energia termoelétricas em janeiro deste ano foi a maior desde 2015 e o segundo maior nível no segundo mês desde o início em 1999. A energia produzida pelas termoelétricas é mais cara do que as hidrelétricas e com isso, o aumento na conta de luz é inevitável. A escassez de chuvas é o principal responsável, fazendo com que a fonte termoelétrica seja largamente utilizada.

Termoelétricas e os custos adicionais na conta de luz

A ANEEL informou que só em janeiro os consumidores pagaram 1,29 bilhão de reais pela energia para compensar os custos adicionais decorrentes do uso mais frequente das termoelétricas. O aumento nos custos com a eletricidade se deve à escassez de chuvas entre o final de 2020 e o início de 2021, ou seja, no meio do período chuvoso nas regiões sudeste e centro-oeste, onde ficam localizadas as principais hidrelétricas do país.

Essa situação gerou uma queda acentuada na quantidade de água armazenada nos reservatórios dessas usinas hidrelétricas. Quando isso acontece, o governo precisa economizar água desses reservatórios e reduzir a produção de energia das hidrelétricas. Para compensar e poder atender a demanda de energia, as termoelétricas devem ser acionadas.

Aneel informa que o aumento na conta de luz deve ser o maior desde 2018

O diretor-geral da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone afirma que o aumento médio da conta de luz em 2021 deve ser o maior desde 2018. André estima um aumento de 13%, que com devolução de impostos pode cair a 8%, mas que mesmo assim será o maior índice em três anos.

De acordo com a Aneel, diversos fatores levaram a um aumento acentuado nas contas de luz em 2021, que vão desde maior uso de termoelétricas até taxas de câmbio.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos