1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Quantas placas solares precisa para usar o ar condicionado quente/frio?
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 2 comentários

Quantas placas solares precisa para usar o ar condicionado quente/frio?

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 24/06/2024 às 17:32
Quantas placas solares precisa para usar o ar condicionado quente/frio?
Descubra quantas placas solares são necessárias para alimentar um ar condicionado quente/frio e manter sua casa confortável o ano todo. Imagem: Canva/Divulgação

Descubra quantas placas solares são necessárias para alimentar um ar condicionado quente/frio e manter sua casa confortável o ano todo.

Com o clima ficando cada vez mais imprevisível, um ar condicionado quente/frio pode ser essencial para manter o conforto em casa. Mas a conta de energia pode assustar. A boa notícia é que com placas solares, você pode usar seu ar condicionado de graça! Vamos descobrir quantas placas solares são necessárias para isso.

Primeiro, vamos escolher um ar condicionado de 12.000 BTUs. No selo Procel do equipamento, vemos que o consumo médio anual é de 484,6 kWh, considerando 2.080 horas de uso por ano. Isso significa que ele consome 0,23 kWh por hora.

Para encontrar o consumo mensal, multiplicamos o consumo por hora pelas horas de uso diário e pelos dias do mês:
0,23 kWh/hora x 8 horas/dia x 30 dias/mês = 55,2 kWh/mês

Passo 2: calculando a energia gerada por uma painel solar

Agora, vamos calcular quanto de energia uma placa solar pode gerar por mês. Usaremos uma placa de 550 Wp (watts-pico). A irradiação média diária na cidade de Gramado é de 4,51 kWh/m², e a eficiência do sistema é de 75%.

Para simplificar, a energia gerada mensalmente é calculada assim: 550 Wp x 4,51 x 0,75 x 30 ÷ 1000 = 55,8 kWh/mês

Passo 3: quantas placas solares são necessárias?

Agora, vamos ver quantas placas solares são necessárias para suprir o consumo do ar condicionado. O consumo mensal do ar condicionado é de 55,2 kWh, e uma placa solar gera 55,8 kWh por mês. Isso significa que uma única placa de 550 Wp é suficiente para alimentar um ar condicionado quente/frio de 12.000 BTUs.

Você precisa de uma placa solar de 550 Wp para usar seu ar condicionado quente/frio durante 8 horas por dia, todos os dias do mês, em uma cidade como Gramado. Isso mostra como a energia solar pode ser uma solução eficiente e econômica para suas necessidades de climatização.

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x