Projetado pensando na agricultura, o robô movido a energia solar auxilia produtores rurais no Ceará

Valdemar Medeiros
por
-
07-01-2021 10:39:11
em Energia Renovável
Robô - energia solar - agricultura Robô movido a energia solar

Criado a partir de materiais reciclados e movido totalmente com energia solar, o robô de nome “Vespertílio 01” promete auxiliar no setor da agricultura.

Na Escola de Educação Profissional Edson Queiroz, na cidade de Cascavel, Ceará, os estudantes do primeiro ano do ensino médio desenvolveram um robô com materiais totalmente recicláveis, como por exemplo, sucata de motos e outros automóveis, e movido totalmente a energia solar. O robô batizado já de “Vespertílio 01”, é um robô semeador, para auxiliar na agricultura familiar, e produtores na aragem da terra e plantio.

Leia também

Estudantes desenvolveram robô movido a energia solar para agricultores de baixa renda

A princípio, no Brasil, não existe robô agricultor, pelo fato do maquinário ser bem caro, os estudantes desenvolveram o robô completamente sustentável, afim de que agricultores tenham um fácil acesso. O nome dado ao robô que auxiliará na agricultura, e totalmente movido a energia solar, de “Vespertílio”, vem do latim, que significa morcego, que é um dos principais animais responsáveis por semear a terra.

VÍDEO – Vespertilio 01, o robô movido a energia solar

VÍDEO – Vespertilio 01, o robô movido a energia solar

O estudante Ud Madeiro Pereira, e mais duas colegas, a Jamilly Félix Lima e Anna Beatriz Santos Fonseca, se juntaram para desenvolver o robô semeador mecanizado para auxilio na agricultura, que não só poupa o esforço do agricultor, como também aumenta sua produção a um custo acessível. No sistema é possível definir a quantidade de sementes a serem plantadas e a distância que se devem ficar. Pelo fato de o estudante morar afastado da área urbana, e acompanhar de perto as intempéries dos trabalhadores rurais em não encontrar maquinário por conta dos altos preços, eles resolveram desenvolver tal robô movido a energia solar.

Programa da Samsung premia projeto do robô movido a energia solar da agricultura

O projeto foi reconhecido como o grande vencedor nacional da 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, que é um programa global da Samsung, que desafia alunos e professores da rede publica de ensino de todo o Brasil a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação cientifica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.