Programa de desenvolvimento profissional no segmento automotivo oferece oportunidade de trabalho para mulheres

Paulo Nogueira
por
-
26-04-2022 14:57:50
em Cursos
Mulher cursos de capacitação Saint Gobain Aluna da turma Mulheres na Cor – Via Alma Gestão




Conheça a história da Promotora Técnica, contratada recentemente pela Norton Abrasivos

A primeira turma do projeto “Mulheres na Cor”, que nasceu do sonho de transformar vidas por meio da profissionalização para o mercado de reparação e repintura automotiva, formou 14 mulheres que estavam em situação de vulnerabilidade, de comunidades de São Bernardo do Campo e Guarulhos (SP).

O programa de capacitação ofereceu mais de 300 horas de muito aprendizado teórico e prático, abrangendo soft skills e comportamento, preparação e repintura automotiva, polimento, colorimetria e ferramentas.

Qual é o objetivo deste programa voltado ao público feminino ?

Idealizado pela AkzoNobel em conjunto com a Norton Abrasivos e o Senai, o “Mulheres na Cor” é um programa de desenvolvimento profissional e de retomada da autoestima que foi preparado para resgatar mulheres em condição de vulnerabilidade e com dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, criando um ambiente para que se sintam acolhidas, protegidas e prontas para reconstruírem suas vidas. 

Após a conclusão do curso, as empresas estão apoiando o processo de recolocação destas mulheres no mercado de trabalho. A Norton Abrasivos, por exemplo, contratou a moradora de Guarulhos, Silvia Ferreira, 50 anos, mãe de um jovem com 15 anos. Silvia, que trabalhou durante 20 anos como montadora de motores e operadora de produção em metalúrgicas, ficou desempregada por três anos e logo após a conclusão do curso participou de um processo seletivo da Norton Abrasivos.

“Acreditamos desde o início que a capacitação destas mulheres fomentaria oportunidades no mercado de trabalho. E isso já está acontecendo! As empresas parceiras também estão contratando e indicando para oficinas e lojas automotivas. Essas mulheres se dedicaram tanto! Em meio às dificuldades, suas responsabilidades em casa e com os filhos, elas se mantiveram comprometidas até o final do curso. Agora estão colhendo os frutos dessa jornada linda, que está só começando!”, comenta Mirca Neves, Gerente de Vendas Automotivo da Norton Saint-Gobain.

“Eu estava com a autoestima muito baixa em casa porque eu sempre trabalhei e era responsável pelo sustento da minha família. Estava sofrendo com as poucas oportunidades de trabalho por conta da minha idade e nos últimos anos também pela pandemia. Durante o período em que fiquei sem trabalhar, aproveitei para fazer trabalhos sociais e de repente me vi na mesma situação das mulheres vulneráveis com quem eu conversava e fiquei muito triste. Então, quando apareceu a oportunidade de fazer o curso de capacitação, não perdi tempo e me inscrevi na hora. Estou muito feliz e me sentindo mais madura. Tenho 50 anos, mas me sinto com 20, animada, como se estivesse começando agora! Sou muito grata a todos os profissionais que montaram o curso, que queriam saber como eu estava, ligavam e perguntavam o que poderia ser melhorado. Esse carinho e cuidado me marcaram muito”, comenta a nova colaboradora da Norton Abrasivos, que há duas semanas dias foi contratada como Promotora Técnica da área automotiva.

O projeto “Mulheres na Cor” contou com o apoio de diversos parceiros, entre eles: Bela Tintas, Instituto Localiza, Liberty Seguros, Sigma Transportes , Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos, Acessórios do Estado de São Paulo) e das Organizações Não-Governamentais (ONGs), Hamburgada do Bem (de Guarulhos, SP) e Aldeias Infantis SOS (em São Bernardo do Campo, SP), que fizeram a seleção das candidatas. Fonte: Alma Gestão e Norton Abrasivos

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.