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Porto de Suape assina contrato com consórcio para firmar as obras de construção da ferrovia Transertaneja, que viabilizará novo terminal de cargas no complexo

18 de maio de 2022 às 23:00
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A realização das obras de construção da ferrovia Transertaneja tem como principal objetivo ligar o Piauí ao Porto de Suape e viabilizar um novo terminal para o escoamento das cargas produzidas no entorno da região do novo ramal
Foto: Porto de Suape/Divulgação

A realização das obras de construção da ferrovia Transertaneja tem como principal objetivo ligar o Piauí ao Porto de Suape e viabilizar um novo terminal para o escoamento das cargas produzidas no entorno da região do novo ramal

O Porto de Suape realizou a assinatura da ordem de serviço com o consórcio formado entre as TPF Engenharia e B & C Engenheiros Consultores Ltda para viabilizar os estudos para readequação do projeto da ferrovia Transertaneja. Assim, a administração ressaltou nesta sexta-feira, (13/05), que o ramal tem como objetivo viabilizar as obras de criação de novo terminal e irá ligar o interior do estado do Piauí ao porto como forma de garantir o escoamento das cargas produzidas na região.

Assinatura de ordem de serviço com consórcio é mais um passo dado pelo Porto de Suape para os estudos de readequação da construção da ferrovia Transertaneja no complexo

A ordem de serviço assinada entre o Porto de Suape e o consórcio formado pelas empresas TPF Engenharia e B & C Engenheiros Consultores Ltda. nesta semana irá viabilizar estudos para readequação do projeto da ferrovia Transertaneja. Assim, um trecho de 9,7 quilômetros entre o entroncamento da BR-101 com a Rota do Atlântico (PE-09) e a porção leste da Ilha de Tatuoca, no Complexo Industrial Portuário de Suape, será o principal ponto de estudo para as obras de construção. 

Esse projeto tem como principal objetivo permitir a instalação de um terminal de minério na Ilha de Cocaia, para escoamento da produção de jazidas localizadas em Curral Novo, no Piauí. E, com a criação da ferrovia Transertaneja, o Porto de Suape terá um novo trajeto para o escoamento dessa produção e, posteriormente, as operações de movimentação de cargas diretamente no complexo. Todo o projeto de criação da nova ferrovia está sendo acelerado e se encontra atualmente dentro do Plano Diretor 2011 do porto.

Agora, após a assinatura da ordem de serviço com o consórcio formado, haverá um tempo estimado de 300 dias para que as empresas firmem o contrato e viabilizem o início dos estudos para a readequação do projeto de construção da ferrovia. Além disso, o Porto de Suape divulgou que o investimento que será aplicado apenas nessa primeira etapa do projeto gira em torno de R$ 5,27 milhões. Agora, a administração aguarda apenas a assinatura da licitação para dar continuidade ao plano de construção do ramal para, posteriormente, seguir para a instalação do novo terminal. 

Complexo de Suape destaca importância da construção de nova ferrovia para viabilizar a instalação do terminal e expandir operações na região da Transertaneja

A criação da Ferrovia Transertaneja é uma alternativa à Transnordestina, projeto viabilizado no ano de 2006 que acabou parado devido a complicações nas licitações. Agora, o Porto de Suape visa retomar a iniciativa de ligar o interior do Piauí ao complexo e garantir um terminal de escoamento de cargas eficiente e ágil na região. E, após a assinatura da autorização da construção pelo ministro da Infraestrutura (Minfra), Tarcísio de Freitas, em 10 de dezembro de 2021, o complexo segue em busca de acelerar o projeto.

Dessa forma, o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, comentou sobre a importância da iniciativa e destacou que esse “É um passo muito importante de preparação da infraestrutura do porto para a chegada deste grande projeto ferroviário, que terá impactos positivos não só para Suape, mas para toda a cadeia produtiva de Pernambuco e dos estados vizinhos. Há uma infinidade de novas possibilidades de negócios para diversas cargas, como grãos e veículos, por exemplo ”.

Por fim, a administração do Porto de Suape afirmou que a obra será tocada pela iniciativa privada e tem custo estimado de R$ 5,7 bilhões até a etapa de finalização. Assim, o complexo conseguirá tornar a sua infraestrutura de escoamento de cargas ainda mais eficiente na região e expandirá sua presença no Piauí.

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