Porto de Suape apresenta novas soluções de sustentabilidade e inovação portuária no evento Export 2022

Ruth Rodrigues
por
-
30-04-2022 17:37:56
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Reunindo uma série de grandes representantes do setor portuário, o Export 2022 contou com a participação do Porto de Suape para a apresentação de alternativas de sustentabilidade com foco na revolução energética e inovação portuária Foto: Gustavo Penteado




Reunindo uma série de grandes representantes do setor portuário, o Export 2022 contou com a participação do Porto de Suape para a apresentação de alternativas de sustentabilidade com foco na revolução energética e inovação portuária

A administração do Porto de Suape realizou uma grande apresentação no evento Export 2022 durante a última segunda-feira, (25/04), para o debate sobre a sustentabilidade dentro das operações portuárias, com foco nas mudanças de produção e consumo energético. E sobre a inovação que é necessária para que a modernização dentro da cadeia de movimentação de cargas no Brasil aconteça de forma mais controlada, eficiente e, ao mesmo tempo, com compromisso ambiental. 

Export 2022 contou com a participação do Porto de Suape, que apresentou novas soluções de sustentabilidade para o segmento no mercado brasileiro

O evento Fórum Regional Nordeste Export 2022, também conhecido como Export 2022, foi realizado pela organização Brasil Export e contou com a participação de diversos representantes do setor de transportes brasileiros. Além disso, todo o evento foi realizado em formato híbrido, com a participação presencial limitada aos palestrantes, conselheiros, patrocinadores e autoridades convidadas e a participação do público em geral, como ouvintes, sendo realizada por meio de videoconferências pela internet. 

Assim, o Porto de Suape realizou a sua apresentação que foi intitulada “Revolução energética e iniciativas verdes e seus benefícios na redução de custos”, com foco na sustentabilidade dentro do setor portuário por meio das mudanças no consumo e abastecimento de energia. Além disso, estavam presentes para a apresentação o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal portuária, Carlos Cavalcanti, será um dos palestrantes. O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Barros; e o gerente de Inovação, André Lenon Silva.

Um outro ponto muito debatido pelo Porto de Suape em relação à sustentabilidade foram os desafios enfrentados pelo setor para atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), em relação às práticas ESG necessárias para as operações. Dentro desse tema, a construção de navios e outras embarcações que possam contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa foi o principal ponto de inovação que poderá ser adotado pelos portos ao longo dos próximos anos para contribuir com essa iniciativa do mercado global. 

Representantes do complexo portuário focam na inovação tecnológica atrelada às práticas de sustentabilidade dentro da apresentação do Export 2022 

Além dos tópicos principais sobre a sustentabilidade dentro do setor de portos brasileiros e como o Porto de Suape pode contribuir com o compromisso ambiental, um grande destaque do evento foi a apresentação do App Suape, lançado em janeiro deste ano, pelo gerente de Inovação, André Lenon Silva.

O aplicativo é a nova aposta do local para a inovação tecnológica dentro das operações de movimentação de cargas e pode contribuir fortemente para o segmento, já que reúne informações sobre tráfego marítimo, operações portuárias, relação das empresas instaladas no território, notícias da estatal e uma gama de outros elementos.

Esse aplicativo também contará com uma inovação tecnológica que é a união desses dados com as informações sobre as práticas ESG dentro das operações de movimentação de cargas, o que vai ao encontro do foco principal do Export 2022 para o segmento de portos no Brasil, a adoção da sustentabilidade no setor. 

Por fim, além da apresentação do Porto de Suape, o evento Export 2022 também contou com o debate sobre os seguintes temas: “Os investimentos no transporte ferroviário como fator de desenvolvimento econômico”, “As cadeias de valor e os desafios estruturais para o transporte de cargas na região”; “O aperfeiçoamento das conexões multimodais com os portos e soluções logísticas inovadoras”; e “A importância da região Nordeste no contexto Brasil Export e Portugal Export”.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.