Plataforma de inovação da Ocyan abre cadastro para startups na edição 2021

Paulo Nogueira
por
-
30-04-2021 07:33:08
em Petróleo, Óleo e Gás
Ocyan Waves startup Rodrigo Lemos Ocyan - Norbe VIII (3) Rodrigo Lemos, Diretor de Inovação e Novos Negócios ( à esquerda) e sonda – Norbe VIII ( à direita)/ fonte: CDN Comunicação

Terceira edição do Ocyan Waves Challenge foca em soluções para desafios e em tecnologias para criação de novas atividades para a empresa

Rio de Janeiro, 29 de abril de 2021 – A Ocyan, que atua no setor de Óeo & Gás, abre hoje (29) cadastro para startups apresentarem soluções inovadoras para desafios propostos pela empresa. As startups selecionadas terão suporte para o desenvolvimento de um projeto-piloto in loco e poderão se tornar fornecedoras ou parceiras da empresa. As interessadas têm até o dia 19 de maio para acessar as informações do programa Ocyan Waves Challenge e cadastrar suas propostas pelo site www.ocyanwaves.com.

“O Ocyan Waves está evoluindo. Desde o lançamento, há dois anos, amadurecemos o programa e, agora, além da busca por startups que apresentem soluções para os desafios propostos por diversas áreas da companhia, estamos buscando empreendedores que possam desenvolver soluções, junto com nossas equipes, ligadas a atividades adjacentes ao nosso negócio atual.”, explica Rodrigo Lemos, Diretor de Inovação e Novos Negócios.

Outras notícias relacionadas

Este ano foram escolhidos nove desafios, dos quais seis serão apresentados para o ecossistema de Inovação e trazem potencial de contratação ou parceria para as startups, dois serão desenvolvidos por startups que já participaram do programa nos anos anteriores e, pela primeira vez, um desafio será desenvolvido por uma startup estrangeira.

Os seis desafios, com cadastro aberto, apresentados nessa terceira edição do Ocyan Waves Challenge, são:

  • Redução do Consumo de Diesel e Emissão de Gases dos Motogeradores;
  • Aumentar a Produtividade e Reduzir Digitação no Levantamento de Campo;
  •  Redução no Número de Consultas de Exames Periódicos Presenciais na Base Macaé;
  • Dificuldade na Inspeção de Sistemas com Isolamento Térmico devido Necessidade de Remoção;
  • Inspeção Inteligente de Drops (Risco de Quedas de Equipamentos);
  •  Acesso à Informação Documentada Atualizada na Área Operacional;

“A evolução do nosso programa foi tão positiva que dois dos desafios apresentados pelas áreas da empresa para a edição deste ano serão desenvolvidos por startups que participaram do programa nos anos anteriores e se tornaram nossas fornecedoras em projetos em andamento. São elas, a Vidya, do Paraná, e a Delfos, do Ceará. A Vidya ficará com o desafio de resolver a Dificuldade de Acompanhamento da Integridade do FPSO, e a Delfos com o que trata sobre Predição de Falhas em Motogeradores. Por isso, eles não serão abertos para cadastro. Esse foi um importante passo para mostrar que as startups já conseguiram criar um fluxo de inovação para a indústria de óleo e gás e seguem trabalhando conosco”, comemora Rodrigo Lemos.

Outra novidade é a startup encontrada para o desafio que busca uma Solução não Intrusiva para Detectar Vazamento em Válvulas. Por ter um nível de complexidade maior, pela primeira vez foi feita uma busca em outros países, e a startup norueguesa ConditionAll foi a escolhida.

A empresa Innoscience é a responsável pela estruturação e operacionalização do Ocyan Waves Challenge, o primeiro programa da plataforma Ocyan Waves.

Sobre a Ocyan

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a ética e a transparência. A companhia encoraja, também, a diversidade e inclusão dentro e fora da empresa. Fazem parte da frota da empresa atualmente cinco unidades de perfuração e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading). A Ocyan desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore. Para mais informações, acesse o site www.ocyan-sa.com.

Sobre Innoscience

A Innoscience é uma Consultoria de Inovação Corporativa que aporta conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas estabelecidas a gerar resultados. Já realizou mais de 10 programas de conexão com startups com mais de 1500 inscrições, alcançando 93 pilotos aprovados, fato que resultou em 40 contratações entre as startups e empresas. A Innoscience é responsável pela estruturação e operacionalização do programa Ocyan Waves Challenge.

Fonte: CDN Comunicação

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.