Piauí receberá usina de gás natural e prevê a criação de 12 mil novos empregos no estado após decreto assinado pelo Governo Federal

Valdemar Medeiros
por
-
18-04-2022 10:47:08
em Indústria e Construção Civil
Piauí - Governo Federal - gás natural - empregos - vagas de emprego - usina - Complexo Parnaíba – imagem: Eneva




Após Governo Federal assinar o decreto de regulamentação, Piauí receberá investimentos bilionários para a instalação de uma nova usina de gás natural, gerando mais de 10 mil de vagas de emprego

Foi anunciado nesta sexta-feira (15) por Ciro Nogueira (Progressistas), ministro-chefe da Casa Civil, que o Piauí será um dos beneficiados por um decreto do Governo Federal que autoriza a realização de um leilão para a aquisição de energia de usinas a gás natural. De acordo com Ciro, o Piauí contará com uma usina de 1 GW de capacidade instalada em energia. O ministro ainda afirmou que a iniciativa contará com um investimento de R$ 4 bilhões com a previsão de que 12 mil novas vagas de emprego sejam geradas no estado.

Governo Federal assina documento de regulamentação para usinas de gás natural

Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), em entrevista à emissora local V – Reprodução/V1

Um decreto foi assinado pelo Governo Federal e publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira (13). O documento é responsável pela regulamentação das condições para a contratação de energia elétrica gerada por usinas termelétricas que utilizam gás natural.

Ciro avaliou que a organização de um leilão representará um marco para o Brasil e também para a região Nordeste, onde o Piauí está situado. Na região, a contratação de reserva de capacidade, na forma de energia de reserva, com foco na contratação de usinas termelétricas que utilizam gás natural, trará vários benefícios, principalmente para as capitais, gerando diversas vagas de emprego.

O documento assinado pelo Governo Federal estabelece que serão atendidas duas capitais ou regiões metropolitanas do Piauí que não possuíam pontos de suprimento de gás natural em julho do último ano.

Leilão auxiliará Piauí na transição energética

Ministro Ciro Nogueira anuncia instalação de usinas de gás natural no Piauí – Reprodução/Youtube

Também devem ser destinados 60% do valor total, de R$ 4 bilhões, às regiões ou capitais metropolitanas situadas em estados que não possuem ponto de suprimento de gás natural, gerando diversas vagas de emprego.

Já em relação ao Piauí, o ministro destaca que o leilão também contribuirá para a aceleração da transição energética e promoverá uma maior expansão das usinas no estado. Para o senador licenciado, o Piauí tem avançado no uso de energias renováveis como a eólica e a solar, e apresenta um grande potencial para o setor elétrico.

O uso do gás natural vai impulsionar a transição energética e incentivar uma maior inserção das usinas presentes no estado com a verdadeira matriz, seja eólica, solar, entre outras. O Piauí tem recebido diversos empreendimentos que exploram energia solar e eólica, gerando milhares de vagas de emprego. Só que o potencial de crescimento do Piauí no setor de energia é muito maior.

Brasil bate recorde em gás natural em 2021

O Brasil atingiu um recorde de volume de gás natural em 2021, com um aumento de 5% em relação à produção do ano anterior, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Já a produção de petróleo caiu 1,18% em relação a 2020. O total de gás produzido no Brasil, por dia, em 2021, chegou a uma média de 134 milhões de metros cúbicos. Já em 2020, a produção média foi de 127 milhões de metros cúbicos por dia. Já em relação ao petróleo, a produção caiu para 2,940 milhões de barris diários em 2021, saltando para 2,905 milhões de barris em 2021.

Os dados fazem parte do Boletim Mensal da produção de Gás Natural e Petróleo da ANP de dezembro do último ano. Se considerado apenas dezembro de 2021, a produção de petróleo teve uma queda de 0,5% em relação a novembro do mesmo ano, enquanto o gás natural caiu 3,2%. Já se comparado dezembro de 2021 com o mesmo mês do ano anterior, ambos cresceram 4,1%.

VIA WEB STORY – Piauí receberá usina de gás natural e prevê a criação de 12 mil novos empregos no estado após decreto assinado pelo Governo Federal

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.