Essa é mais uma redução nos valores do produto realizada pela estatal nos últimos meses, totalizando 22,5%. A diminuição de 11,6% nos preços do querosene de aviação foi definida após negociações da Petrobras com as distribuidoras de combustíveis no país.
O mercado de combustíveis nacional continua buscando uma estabilização em meio às variações cambiais internacionais e os preços instáveis. Assim, a Petrobras anunciou na segunda-feira, (02/01), uma forte redução nos preços do querosene de aviação repassado às distribuidoras brasileiras. O valor caiu em média 11,6% em todo o Brasil, após a estatal realizar negociações quanto aos preços cobrados juntamente às companhias de distribuição de combustíveis.
Redução nos preços do querosene de aviação já somam 22,5% desde julho de 2022, informa Petrobras após reajuste no repasse às distribuidoras
A Petrobras continua fazendo fortes reajustes nos valores dos seus produtos repassados às distribuidoras nacionais, como ocorreu com a gasolina, etanol e diesel nas últimas semanas.
Agora, a empresa estatal decidiu reduzir fortemente os preços do querosene de aviação no mercado nacional, com uma média de 11,6% de redução nos valores repassados às distribuidoras em todo o país.
- Unidade da Petrobras faz com que pequena cidade seja uma das mais poluentes
- Revolução na energia verde: Biometano substitui gás natural na produção de amônia sustentável, reduzindo a dependência de fontes fósseis
- Nada de soja ou cana! Maior produto exportado pelo Brasil é o Petróleo, para a alegria da Petrobras e outras empresas do setor
- Do pré-sal à maior reserva de gás: Petrobras descobre 6 trilhões de pés cúbicos de gás na Colômbia e lidera revolução energética global
O novo valor de venda do produto entrou em vigor no primeiro dia desse mês de janeiro, já no domingo, e pode ser encontrado nas companhias de distribuição de todo o país.
Além disso, a Petrobras reforçou as constantes diminuições nos preços do querosene de aviação desde o segundo semestre de 2022.
Isso, pois essa é a quinta redução nos preços do combustível realizada desde julho de 2022, totalizando uma queda de 22,5% no valor repassado às distribuidoras.
“Conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras. Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam equilíbrio com o mercado e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, afirmou a Petrobras.
Além disso, a petroleira comunicou também que reajustou para baixo o preço do ligantes asfálticos para as distribuidoras.
A redução média nos preços do produto ficou em cerca de 6%, iniciada também no primeiro dia desse mês de janeiro.
Anteriormente, no último dia 30, a Petrobrás anunciou ao mercado que não faria reajuste de preços nas refinarias para venda de gasolina A, diesel A e GLP para as distribuidoras.
Agora, resta ao consumidor brasileiro aguardar as decisões futuras da companhia quanto aos preços dos demais combustíveis.
Entenda o que é o QAV (Querosene de Aviação)
O Querosene de Aviação Petrobras é produzido utilizando correntes da destilação atmosférica e de processos de conversão, seguido de tratamento. Para que esse derivado de petróleo apresente características adequadas à sua utilização nas aeronaves, diversos critérios físico-químicos são requeridos durante a sua produção, que incluem desde fluidez (escoamento), estabilidade (estocagem) até a sua combustão adequada.
O Querosene de Aviação Petrobras foi desenvolvido com tecnologia e qualidade para garantir o bom desempenho da aeronave e proporcionar um voo seguro e tranquilo, atendendo às características imprescindíveis para o bom funcionamento das turbinas de aviação.
A Petrobras comercializa Querosene de Aviação JET A cuja especificação é regulamentada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio de suas resoluções, as quais que podem ser consultadas no site da ANP.