Início Pesquisadores testam painéis solares em estufas para aumentar a produção de energia limpa no campo

Pesquisadores testam painéis solares em estufas para aumentar a produção de energia limpa no campo

15 de junho de 2022 às 20:58
Compartilhe
Siga-nos no Google News
peinel solar, energia solar, eletricidade, painéis solares
Créditos da imagem: Pixabay

A crise de energia no mundo aumenta a necessidade de estudos para aumentar a produção de energia

Tudo indica que as fontes de energias renováveis ganharão cada vez mais espaço, substituindo as fontes de energias não renováveis nos próximos anos. Todavia, tecnologias limpas possuem obstáculos a mais que precisam ser superados, como o espaço para a instalação de uma usina de energia solar, por exemplo. Para solucionar o problema, pesquisadores da universidade de Greenwich, da Inglaterra, estão instalando painéis solares transparentes em paredes de estufas. 

Os estudos ganharam ainda mais importância devido à crise energética e o conflito entre a Rússia e Ucrânia. Os pesquisadores acreditam que a energia produzida pelos painéis solares transparentes poderá ser usada para alimentar equipamentos de irrigação automáticos e de controle de temperatura das estufas.  

Artigos recomendados

Construção de uma estufa alimentada por energia solar 

peinel solar, energia solar, eletricidade, painéis solares
Painéis solares em estufa. Créditos da imagem: University of Greenwich

O projeto consiste na montagem de painéis fotovoltaicos verticais semitransparentes nas laterais da estufa e no telhado. A ideia é permitir a entrada da luz normalmente sem que os painéis solares prejudiquem as plantas. O estudo ainda será mais aprofundado para saber se o uso de painéis solares transparentes em estufas poderá ser efetuado em grande escala. 

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Além de suas ramificações energéticas, painéis solares transparentes sobre estufas podem ser uma boa alternativa para os moradores que não gostam de ver painéis solares cobrindo o terreno no campo. Ademais, os agricultores poderão aumentar a eficiência das suas propriedades.  

O público compreensivelmente nunca quer observar à terra coberta por painéis solares, então esta é uma maneira pragmática de adaptar a energia solar às estruturas existentes… Está ajudando as fazendas a reduzir sua pegada de carbono”, disse Elinor Thompson, pesquisadora de fotossíntese da Universidade de Greenwich. 

O estudo é fundamental para o crescimento da energia solar em regiões agrícolas. Mesmo sabendo da importância e das vantagens dos painéis fotovoltaicos, o seu uso no campo é limitado por conta da necessidade de separar um pedaço de terra para aquele fim específico.  

A energia solar tem uma série de pontos positivos se comparado com outras fontes de energia. Os seus principais pontos positivos são: economia, vida útil dos equipamentos e valorização do imóvel ou propriedade. Por outro lado, os equipamentos são caros, dificultando o seu crescimento para a camada mais vulnerável da população. 

Demanda por combustíveis fósseis aumenta em 2022

A preocupação com o meio ambiente aumentou em 2022. Os governos ao redor do mundo esperavam reduzir as emissões de carbono ao longo do ano, porém, o conflito entre a Rússia e Ucrânia aumentou a demanda global por petróleo e gás. Hoje, os principais produtores de gás e petróleo aumentaram a produção, elevando o impacto sobre o meio ambiente.  

Relacionados
Mais recentes